Neste fim de semana, Campo Grande atingiu a marca de 3 mil crianças de 10 a 11 anos vacinadas contra a dengue. A vacinação teve início na Capital no dia 11 de fevereiro deste ano, um dia após o município receber as doses enviadas pelo Ministério da Saúde.
Inicialmente, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) distribui as doses em unidades situadas em regiões com maior incidência de casos da doença e, posteriormente, ampliou os locais de imunização chegando a mais de 60 unidades espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos.
Além da ampliação dos locais para vacinação, a Sesau adotou como estratégia para facilitar o acesso à população a realização de ações itinerantes aos fins de semana nos maiores shoppings da Capital. “É uma estratégia importante para ampliarmos a cobertura vacinal devido à sua acessibilidade e conveniência. Por estarem localizados em pontos estratégicos, estes locais oferecem uma oportunidade única de atingir um público amplo, incluindo aqueles que poderiam não procurar ativamente a vacinação em unidades de saúde”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Lahdo.
A superintendente destacou ainda que essa abordagem promove a educação e a conscientização sobre a importância das vacinas, aproveitando a alta visibilidade e o fluxo constante de pessoas. “Ao tornar a vacinação parte da rotina das pessoas, sem que elas precisem alterar significativamente seus hábitos diários, aumenta-se a adesão ao calendário vacinal, contribuindo significativamente para a saúde pública e a equidade no acesso à vacinação”, complementou.
Vacina
A primeira remessa de vacinas chegou no município no dia 10 de fevereiro. Foram 24.639 doses, que devem ser destinadas exclusivamente a crianças de 10 e 11 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde.
A expectativa é vacinar ao menos 90% do público previsto nesta primeira etapa, estimado em 28 mil crianças nesta faixa-etária.
A vacinação deve avançar para outras idades assim que forem sendo entregues novas doses pelo fabricante da Qdenga, até alcançar todo o público-alvo de 10 a 14 anos.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Câmara aprova criação de programa que fiscaliza regulação de leitos do SUS

Tem asma? Pacientes são convidados para estudos clínicos na Capital

Plantão nas UPAs conta com mais de 50 médicos neste sábado

Riedel sanciona lei que assegura proteção a beneficiários com TEA em planos de saúde

Casos de síndrome respiratória aguda grave estão em queda, diz Fiocruz

Especialista discute câncer de boca e lesões orais no Saúde e Bem-Estar desta sexta

SUS vai oferecer novos tratamentos para endometriose

MP fiscaliza atendimento a vítimas de violência sexual em Corumbá e Ladário

MS recebe 34 médicos do Programa Mais Médicos para reforçar atenção básica
