Menu
Busca sábado, 19 de setembro de 2020
(67) 99647-9098
TJMS setembro20
Tecnologia

Chefes provaram carne feita de células-tronco

02 junho 2014 - 11h11Via Uol
O bife não vem da coxa, da costela nem de parte alguma do boi, mas... de um frasco de laboratório. Cientistas da Universidade Wageningen, na Holanda, convidaram críticos e chefs de cozinha para um churrasco de "schmeat", a carne (meat) que cresce em lâminas de vidro (sheet). Feita a partir de células-tronco bovinas, a carne "não é horrível", segundo o júri, mas ainda precisa melhorar em vários aspectos para ser comercialmente viável.

O primeiro aspecto que exige melhora é o preço: cada hambúrguer servido no churrasco, feito em Londres, custou mais de 350 dólares. Também faltou sabor à carne de laboratório – a textura estava boa, disseram os críticos, mas a carne não estava "suculenta". As células-tronco, por enquanto, foram manipuladas para gerar apenas um tipo específico de tecido, então os cientistas precisarão encontrar aditivos que compensem a falta da gordura natural do boi. Apenas sal e pimenta não será suficiente, já avisaram os chefes.

Outro ponto a ser discutido é o emprego de antibióticos na produção de "schmeat". Eles são necessários para evitar a contaminação por bactérias, função suprida pelo sistema imunológico do animal na carne normal. O problema é que a Organização Mundial de Saúde (OMS) já alerta, há tempos, sobre um aumento generalizado da resistência a antibióticos, devido à frequência com que eles são usados.

Se a carne de laboratório não convenceu os especialistas da mesa, ela parece uma boa ideia para ambientalistas e ativistas dos direitos dos animais. Em comparação com os rebanhos de hoje, a produção da "schmeat" reduziria o consumo de energia em 45% e ainda evitaria quase completamente a emissão de gases de efeito estufa, além de economizar espaço e liberar a terra para outras culturas alimentares.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tecnologia
INSS começara a notificar beneficiários por meio digital
Tecnologia
Celulares Androids terão sensores de terremotos em nova tecnologia do Google

Mais Lidas

Geral
Confira a agenda de lives para esta sexta-feira
Geral
CRMV-MS traz veterinários que atuaram em Brumadinho para ajudar no combate ao incêndio do pantanal
Cidade
Após 20 anos vivendo na irregularidade, 215 famílias de Bodoquena receberão título de propriedade
Justiça
Espaço de eventos indenizará em R$ 20 mil casal por falta de água durante casamento