Menu
Menu
Busca segunda, 27 de abril de 2026
Aguas Guariroba Canais digitais Abr26
Tecnologia

Equipe de Naviraí conquista vaga em competição mundial de robótica

Tech Vikings, da Escola Sesi, avançou no Festival Sesi de Educação após disputa em São Paulo

10 março 2026 - 10h36Sarah Chaves    atualizado em 10/03/2026 às 11h37

A equipe Tech Vikings, da Escola Sesi de Naviraí, garantiu vaga para uma etapa mundial de robótica após o desempenho no 8º Festival Sesi de Educação 2025–2026, realizado entre os dias 4 e 8 de março, no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

A programação do evento segue entre os dias 12 e 15 de março, com disputas da categoria FIRST Robotics Competition (FRC).

A classificação ocorreu na categoria FIRST Tech Challenge (FTC), que reúne estudantes do ensino médio em desafios de engenharia e programação. No total, 13 equipes avançaram para competições internacionais: cinco disputarão a fase em Houston, nos Estados Unidos, e outras oito participarão dos chamados Premier Events, torneios realizados em diferentes países. A Tech Vikings conquistou uma dessas vagas para eventos internacionais.

Nos próximos dias, a organização do torneio definirá para qual competição cada equipe classificada será encaminhada, conforme critérios de pontuação e regras da modalidade.

Para o técnico da equipe, o professor Fernando Luiz Gonçalves, o resultado é fruto da dedicação dos estudantes durante toda a temporada.

“A conquista da vaga significa o reconhecimento de toda a dedicação e empenho de um grupo de adolescentes que trabalharam muito durante a temporada para chegar nessa etapa nacional e alcançar esse resultado maravilhoso. Nossos estudantes deram o melhor de si em todos os momentos, seja nos treinos ou durante o evento em São Paulo. Estou muito orgulhoso dessa equipe”, afirmou.

O Festival Sesi de Educação reúne algumas das principais competições de robótica educacional do mundo, como FIRST LEGO League Challenge (FLLC), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e STEM Racing, e funciona como seletiva para definir representantes brasileiros em torneios globais de ciência e tecnologia.

Na FTC, os estudantes desenvolvem robôs de até 19 quilos usando peças reutilizáveis, tecnologia baseada em Android e diferentes níveis de programação, como CAD, Java e Blocks. Além da construção e programação, as equipes também elaboram um portfólio de engenharia para apresentar os projetos. Durante as partidas, os robôs precisam cumprir tarefas específicas em uma arena, como transportar e posicionar blocos.

Ao todo, Mato Grosso do Sul foi representado por nove equipes no festival, com uma delegação de cerca de 80 pessoas, entre competidores, técnicos e juízes. 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Novo sistema da Justiça -
Tecnologia
Juizados Especiais de MS passam a operar com eproc a partir de 28 de abril no TJMS
Telegram é alvo de investigação por conteúdo ilegal envolvendo menores
Internacional
Telegram é alvo de investigação por conteúdo ilegal envolvendo menores
Com pele artificial, pesquisa simula efeitos da menopausa e envelhecimento
Tecnologia
Com pele artificial, pesquisa simula efeitos da menopausa e envelhecimento
Eduardo Riedel também reforçou o diálogo com diferentes cadeias produtivas
Agronegócio
Parceria entre instituições firma acordo para criação de centro de ensino no Pantanal
Novo sistema da Justiça -
Tecnologia
Tribunal de Justiça implanta eproc em mais duas comarcas em Mato Grosso do Sul
Novo sistema da Justiça -
Justiça
TJMS implanta eproc para novos processos de competência cível e Juizado Especial
WhatsApp - Foto: Ilustrativa / Pixabay / Webster2703
Tecnologia
Homem perde WhatsApp Business e Justiça de Campo Grande manda Meta reativar
Ameaças foram direcionadas pelo WhatsApp
Tecnologia
Whatsapp anuncia controle parental para contas de menores de 13 anos
Caso foi atendido pela Defensoria Pública -
Tecnologia
Evento da Defensoria Pública debate IA e desafios do Direito do Consumidor em Campo Grande
Com bolsa de R$ 5 mil, TJMS e UFMS abrem residência em Engenharia de Software
Tecnologia
Com bolsa de R$ 5 mil, TJMS e UFMS abrem residência em Engenharia de Software

Mais Lidas

Local da ocorrência - Foto: WhatsApp / JD1
Polícia
Homem morto em confronto com a PM no Jardim Noroeste tinha anotações policiais
Acidente aconteceu na Avenida Cônsul Assaf Trad
Polícia
Motociclista morre em colisão frontal com carro em avenida de Campo Grande
Equipes no local
Interior
Homem é encontrado morto em fazenda e suspeita é de ataque de javali em Douradina
Veículos ficaram com a frente destruída
Polícia
Motorista morre em acidente a caminho da casa da mãe em Campo Grande