A equipe Tech Vikings, da Escola Sesi de Naviraí, garantiu vaga para uma etapa mundial de robótica após o desempenho no 8º Festival Sesi de Educação 2025–2026, realizado entre os dias 4 e 8 de março, no Pavilhão da Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo.
A programação do evento segue entre os dias 12 e 15 de março, com disputas da categoria FIRST Robotics Competition (FRC).
A classificação ocorreu na categoria FIRST Tech Challenge (FTC), que reúne estudantes do ensino médio em desafios de engenharia e programação. No total, 13 equipes avançaram para competições internacionais: cinco disputarão a fase em Houston, nos Estados Unidos, e outras oito participarão dos chamados Premier Events, torneios realizados em diferentes países. A Tech Vikings conquistou uma dessas vagas para eventos internacionais.
Nos próximos dias, a organização do torneio definirá para qual competição cada equipe classificada será encaminhada, conforme critérios de pontuação e regras da modalidade.
Para o técnico da equipe, o professor Fernando Luiz Gonçalves, o resultado é fruto da dedicação dos estudantes durante toda a temporada.
“A conquista da vaga significa o reconhecimento de toda a dedicação e empenho de um grupo de adolescentes que trabalharam muito durante a temporada para chegar nessa etapa nacional e alcançar esse resultado maravilhoso. Nossos estudantes deram o melhor de si em todos os momentos, seja nos treinos ou durante o evento em São Paulo. Estou muito orgulhoso dessa equipe”, afirmou.
O Festival Sesi de Educação reúne algumas das principais competições de robótica educacional do mundo, como FIRST LEGO League Challenge (FLLC), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e STEM Racing, e funciona como seletiva para definir representantes brasileiros em torneios globais de ciência e tecnologia.
Na FTC, os estudantes desenvolvem robôs de até 19 quilos usando peças reutilizáveis, tecnologia baseada em Android e diferentes níveis de programação, como CAD, Java e Blocks. Além da construção e programação, as equipes também elaboram um portfólio de engenharia para apresentar os projetos. Durante as partidas, os robôs precisam cumprir tarefas específicas em uma arena, como transportar e posicionar blocos.
Ao todo, Mato Grosso do Sul foi representado por nove equipes no festival, com uma delegação de cerca de 80 pessoas, entre competidores, técnicos e juízes.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Juizados Especiais de MS passam a operar com eproc a partir de 28 de abril no TJMS

Telegram é alvo de investigação por conteúdo ilegal envolvendo menores

Com pele artificial, pesquisa simula efeitos da menopausa e envelhecimento

Parceria entre instituições firma acordo para criação de centro de ensino no Pantanal

Tribunal de Justiça implanta eproc em mais duas comarcas em Mato Grosso do Sul

TJMS implanta eproc para novos processos de competência cível e Juizado Especial

Homem perde WhatsApp Business e Justiça de Campo Grande manda Meta reativar

Whatsapp anuncia controle parental para contas de menores de 13 anos

Evento da Defensoria Pública debate IA e desafios do Direito do Consumidor em Campo Grande






