Menu
Menu
Busca domingo, 14 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Brasil

Bienal do Livro do Rio tem último dia com Rubens Paiva e Ailton Krenak

Ana Maria Machado e Ruy Castro também marcam presença

22 junho 2025 - 12h16Luiz Vinicius, com informações da Agência Brasil    atualizado em 23/06/2025 às 07h31
Dr Canela

A Bienal do Rio, um dos principais eventos literários do Brasil, encerra sua edição de 2025 neste domingo (22). O evento começou na sexta-feira passada (23), no Riocentro, área de exposições na Zona Oeste do Rio de Janeiro, com expectativa de receber 600 mil pessoas, ao longo dos 10 dias.

Na programação de despedida quatro mesas de debates se destacam. Às 10h, no Auditório Ziraldo, o Secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos, debate com outras figuras envolvidas na reconstrução do Plano Nacional de Livro e Leitura. Na pauta também figura a regulamentação do Lei 13.696/2018, que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita.

Já às 12h, no espaço Café Literário Polén, o escritor Marcelo Rubens Paiva conversa com os roteiristas Murilo Hauser e Heitor Lorega, responsáveis por adaptar sua obra "Ainda Estou Aqui", que reconstrói a história de sua mãe,Eunice Paiva, e as consequências familiares do desaparecimento do seu pai, Rubens Paiva, durante a Ditadura Militar. Os três vão contar como foi o trabalho de transformar o texto no filme que se tornou sucesso mundial de bilheteria, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional.

O mesmo Café Pólen recebe, às 16h, nomes como o escritor indígena Ailton Krenak e o climatologista Carlos Nobre para discutir os efeitos da crise climática, em ano de COP30. A conversa vai dar destaque aos efeitos sobre as populações mais vulneráveis, como os negros, indígenas, mulheres e ribeirinhos.

A última sessão será protagonizada pela Academia Brasileira de Letras, a partir das 18h. Imortais como Ana Maria Machado, Rosiska Darcy e Ruy Castro entoarão crônicas, contos e poemas em homenagem ao Rio de Janeiro, acompanhados do cantor e compositor Pedro Miranda, que dará o tom musical.

Ao longo do dia, o evento também vai sediar vários encontros com autores e sessões de autógrafo, além de programações paralelas nos estantes. A edição deste ano também está apostando em uma experiência imersiva, chamada pelos organizadores de Book Park – um parque de diversões literário. Para as crianças, por exemplo, foi pensada a Biblioteca Fantástica.

No site do evento é possível ver a programação completa e comprar os ingressos. Os valores são de R$ 42 (inteira) e R$ 21 (meia). Professores e bibliotecários têm acesso gratuito/desconto, com a apresentação da carteira profissional. O público também pode baixar o aplicativo oficial do evento nas lojas oficiais.

Reportar Erro
Dr Canela
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

 O Agente Secreto é estrelado por Wagner Moura
Brasil
"O Agente Secreto" lidera público entre lançamentos nacionais de 2025
Foguete HANBIT-Nano será lançado no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) no Maranhão
Brasil
Brasil prepara primeiro lançamento comercial de foguete a partir de Alcântara
Médica investigada no caso Benício
Justiça
Caso Benício: Justiça revoga habeas corpus de médica por morte de criança com adrenlina
Galhos da árvore que caiu em ponto de ônibus em Guarulhos
Brasil
Queda de árvore mata mulher em ponto de ônibus em Guarulhos
Mariângela Fialek, ex-assessora do deputado federal e ex-presidente da Câmara Arthur Lira
Brasil
PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares
Tereza Cristina disse que o projeto representa um avanço
Brasil
Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira
Foto: Freepik
Brasil
Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva
Deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)
Política
Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato
Carla Zambelli e Glauber Braga
Brasil
Câmara salva Zambelli e suspende mandato de Glauber Braga
Essa é a maior redução anual registrada nos últimos 20 anos, superando a queda de 5,1% entre 2015 e 2016
Brasil
Nascimentos no Brasil caem 5,8% em 2024 e alcança maior queda em 20 anos

Mais Lidas

O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem sofre exposição de osso do crânio após ser agredido por pessoas no Los Angeles
Polícia Civil e Científica estão pelo local
Polícia
VÍDEO - AGORA: Caminhoneiro é encontrado morto em pátio de posto de Campo Grande