Menu
Menu
Busca terça, 10 de fevereiro de 2026
Brasil

Brasil sobe um ponto no índice da corrupção e mantém desempenho crítico

O país permanece na 107ª colocação entre 182 nações avaliadas em 2025

10 fevereiro 2026 - 09h50Sarah Chaves, com CNN

O Brasil subiu um ponto no Índice de Percepção da Corrupção (IPC) em 2025, mas segue em posição considerada crítica no ranking global. Segundo relatório divulgado nesta terça-feira (10) pela Transparência Internacional, o país passou de 34 para 35 pontos, numa escala que vai de 0 a 100, em que notas mais baixas indicam maior percepção de corrupção. Apesar do avanço pontual, o Brasil manteve a 107ª colocação entre 182 países e territórios avaliados.

A entidade ressalta que a variação de um ponto não é estatisticamente significativa e, na prática, indica estagnação. O resultado mantém o país bem abaixo da média global e das Américas, ambas em 42 pontos, e representa a segunda pior nota da série histórica brasileira no índice.

Considerado o principal indicador internacional sobre corrupção no setor público, o IPC é elaborado a partir da análise de até 13 fontes independentes, que reúnem avaliações de especialistas, pesquisadores e executivos sobre práticas corruptas e mecanismos de prevenção. Na comparação internacional, o Brasil aparece próximo de países como o Sri Lanka, com a mesma pontuação, e atrás de nações como Argentina, Belize e Ucrânia, que registraram 36 pontos. No topo do ranking estão Dinamarca, Finlândia e Cingapura, enquanto Somália e Sudão do Sul ocupam as últimas posições.

De acordo com a Transparência Internacional, o desempenho brasileiro reflete um cenário marcado por casos recorrentes de macrocorrupção e pela persistência de fragilidades institucionais. “Embora o Brasil tenha chamado a atenção internacional pela resposta firme do Supremo Tribunal Federal na responsabilização de envolvidos em atentados contra a democracia, o país também chocou o mundo com escândalos de corrupção em escala inédita e episódios de impunidade”, afirmou Bruno Brandão, diretor executivo da entidade no Brasil.

Paralelamente à divulgação do IPC, a organização lançou o relatório Retrospectiva 2025, que aponta o avanço da infiltração do crime organizado no Estado brasileiro, especialmente por meio da corrupção no sistema financeiro e na advocacia.

O documento destaca investigações de grande impacto ao longo do ano, como desvios envolvendo emendas parlamentares, fraudes previdenciárias no INSS e o caso classificado como a maior fraude bancária já registrada no país, relacionada ao Banco Master.

O relatório reconhece avanços pontuais, como o uso ampliado de inteligência financeira no combate à lavagem de dinheiro, mas critica a resposta do governo federal a determinados escândalos, considerada lenta e politicamente controversa. 

Diante do diagnóstico, a entidade apresenta recomendações aos três Poderes. Ao governo federal, sugere reforçar critérios de integridade e transparência em nomeações para cargos estratégicos, investigar indícios de desvios na distribuição de emendas parlamentares e assegurar critérios técnicos e objetivos na renegociação de acordos de leniência.

Ao Congresso Nacional, recomenda a instalação da CPMI do Banco Master, o pedido formal de informações ao STF e ao Banco Central e a avaliação de boas práticas para prevenir conflitos de interesse em tribunais superiores.

Já ao Ministério Público e ao Judiciário, defende medidas como o cumprimento efetivo do teto constitucional de remuneração, maior transparência, criação de códigos de conduta e o fortalecimento do combate institucional à corrupção.

Reportar Erro
UNIMED

Deixe seu Comentário

Leia Também

Prisão - Foto: Ilustrativa -
Brasil
CNJ conclui plano de trabalho para prevenir e mitigar erros judiciais no Brasil
Vídeo: Piloto é preso em avião suspeito de integrar rede de exploração infantil
Brasil
Vídeo: Piloto é preso em avião suspeito de integrar rede de exploração infantil
Daniel Vorcaro
Brasil
PF quebra criptografia de celular do dono do Banco Master
Foto: MAPA
Brasil
Lei autoriza R$ 83,5 milhões para emergências na sanidade agropecuária
Foto: Júlio César Silva/MDIC
Economia
Programa Move Brasil injeta quase R$ 2 bilhões no financiamento de caminhões
Cão 'Orelha' foi morto de forma brutal por adolescentes
Brasil
Polícia quer apreender passaporte de envolvido na morte do cão Orelha
Câmara dos Deputados
Brasil
Congresso mantém paradas as propostas que freiam os "penduricalhos" no serviço público
Foto: Marcello Casal Jr. Agência Brasil
Brasil
Pix é normalizado após instabilidade em diversos bancos
Imagem de drone mostra corpos levados a praça no Complexo da Penha (Rio)
Brasil
Letalidade policial cresce em 17 estados do Brasil em 2025
Foto: TSE
Brasil
TSE fará atualização de segurança em sistemas na segunda-feira

Mais Lidas

Lucas Bitencourt em visita a Escola João de Paula Ribeiro
Educação
Kits escolares não chegam a todos e prefeitura joga entrega para após o Carnaval
Gislaine Esther Lubas Moreira Moura
Geral
Morre a advogada e professora Gislaine Moura
Imagem ilustrativa
Polícia
Menina de 2 anos é embebedada e socorrida com traumatismo craniano na Capital
Hugo Motta e seu antecessor e padrinho, Arthur Lira
Política
Gastos da Câmara com diárias disparam e sobem 78% em um ano