Menu
Menu
Busca sexta, 02 de maio de 2025
Brasil

Com o placar de 8 a 3, STF tem maioria para descriminalizar porte de maconha para uso

O ministro Dias Toffoli aproveitou a sessão desta terça para esclarecer o seu voto a favor da descriminalização

25 junho 2024 - 17h23Carla Andréa

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem maioria para descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal no Brasil.

Mas a sessão desta terça-feira (25) foi interrompida, e o resultado só deve ser proclamado em uma sessão posterior. Só após a proclamação do resultado é que a decisão passa a ter efeitos. 

Na sessão de hoje, o ministro Dias Toffoli fez um esclarecimento do seu voto e disse que é a favor da descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal.

Ao votar na semana passada, Toffoli havia aberto uma terceira via no julgamento. Ele votou na ocasião para reconhecer que a Lei de Drogas já descriminalizou a prática, que seria um ato ilícito administrativo e não penal.

Apesar disso, ele votou para que a Justiça Criminal continue competente para tratar dos casos. E disse que votou pela descriminalização, por entender que o próprio Congresso descriminalizou o porte de drogas para consumo ao aprovar a Lei de Drogas, de 2006.

A discussão no STF gira em torno da constitucionalidade do artigo 28 dessa lei de 2006. A norma estabelece que é crime adquirir, guardar ou transportar drogas para consumo pessoal.

Pela lei, a punição para esse crime não leva à prisão e envolve as seguintes penas alternativas: advertência sobre os efeitos das drogas; prestação de serviços à comunidade; medida educativa de comparecimento a programa ou curso educativo.

Vale ressaltar que a determinação não representa que o STF esteja legalizando ou liberando o uso de entorpecentes. O ministro Gilmar Mendes afirmou que o entendimento não é um "liberou geral".

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Brasil
Lei Federal incentiva doação de cabelos a pessoas em tratamento contra o câncer
Procurador Alexandre Magno Benites de Lacerda -
Política
Alexandre Magno deve ser indicado pelo MPMS para vaga no CNMP
Acidentes e adoecimentos no trabalho crescem de forma expressiva em Mato Grosso do Sul -
Saúde
Acidentes de trabalho disparam em Mato Grosso do Sul
Foto: Fabiane de Paula / Sistema Verdes Mares
Brasil
Lei garante monitoramento eletrônico a acusados de violência doméstica
Foto: Reprodução
Brasil
Discriminação contra mães em processo seletivo em bolsas de estudo será penalizada
Fernando Collor de Mello -
Justiça
STF decidirá continuidade da prisão de Fernando Collor em plenário
Foto: Leonardo Sá/Agência Senado
Brasil
Maioria dos brasileiros são a favor da liberação de cassinos, aponta pesquisa
Fernando Collor de Mello -
Justiça
Moraes manda prender Collor por esquema com a BR Distribuidora; veja decisão
 Foto: Cristina Aparecida Almeida Candini/Arquivo Pessoal
Brasil
Celular explode no bolso e homem fica gravemente ferido
Foto: Pixabay
Brasil
Governo prorroga regra que garante "água grátis" em grandes eventos

Mais Lidas

Aos prantos, familiar chora no local de confronto entre PM e criminosos no Iracy Coelho
Polícia
Aos prantos, familiar chora no local de confronto entre PM e criminosos no Iracy Coelho
Motociclista não resistiu ao acidente
Polícia
JD1TV: Motoentregador bate em carro, cai e morre atropelado na Joaquim Murtinho
Acidente provocou lentidão no trânsito
Polícia
JD1TV AGORA: Desgovernado, ônibus de viagem invade Café Mostarda
Rafael morreu atropelado por um ônibus
Polícia
Bombeiros tentaram reanimar motociclista após acidente na Joaquim Murtinho