A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados vai realizar na terça-feira (26) audiência pública para debater o Projeto de Lei 580/07, que permite a duas pessoas do mesmo sexo constituírem união homoafetiva por meio de contrato em que disponham sobre suas relações patrimoniais.
Esse projeto foi apresentado pelo ex-deputado Clodovil Hernandes (SP) e tramita apensado a outra proposta (PL 5167/09), que pretende proibir que relações entre pessoas do mesmo sexo sejam equiparadas ao casamento ou a entidade familiar.
Parecer
O parecer do relator na Comissão de Previdência, deputado Pastor Eurico (PL-PE), é pela rejeição do projeto do ex-deputado Clodovil e pela aprovação do PL 5167/09, do ex-deputado Capitão Assumção (ES).
Desde 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconhece a união homoafetiva como núcleo familiar, equiparando as relações entre pessoas do mesmo sexo às uniões estáveis entre homens e mulheres.
Requerimento
O autor do requerimento para realização da audiência é o deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que é favorável ao reconhecimento da união homoafetiva. Segundo ele, a decisão do STF aplica outros princípios constitucionais ao caso, como: dignidade da pessoa humana; proibição da discriminação; pluralismo como valor sócio-político-cultural; liberdade e autonomia da vontade do indivíduo para dispor da própria sexualidade; direito à intimidade e à vida privada; e promoção do bem de todos como objetivo constitucional.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Amazônia tem maiores taxas de violência sexual contra crianças e adolescentes do país, diz pesquisa

JD1TV: Criminosos incendeiam ônibus lotado de passageiros em São Paulo

Governo publica MP para reduzir impactos de tarifas impostas pelos EUA; entenda

STF divulga balanço e confirma mais de 630 condenações por atos de 8 de janeiro

TJMS lança edital para concurso de juiz substituto com salário de R$ 32 mil

Em telefonema, Lula e Xi Jinping reforçam parceria e compromissos para a COP 30

Dono da rede Ultrafarma, Sidney Oliveira, é preso em operação do MPSP

IBGE terá processo seletivo para até 9.580 profissionais

Azul deixará de operar em 13 cidades brasileiras
