Menu
Menu
Busca sábado, 06 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Brasil

Cooperação entre a China e América Latina é debatida em Pequim

Especialistas de diversas áreas se reuniram nesta semana em Pequim para discurtir o assunto

15 julho 2017 - 11h21Agência Brasil
Dr Canela

Especialistas de diversas áreas se reuniram nesta semana em Pequim para discutir o aprofundamento de mecanismos de cooperação entre a China e América Latina. Eles participaram do Diálogo de Jovens Pesquisadores China-América Latina 2017 e do 4º Fórum Sino-Latino-Americano de Jovens Líderes.

O diretor executivo do Centro de Estudos Brasileiros da Academia Chinesa de Ciências Sociais, Zhou Zhiwei, acredita que os países devem priorizar a integração econômica e comercial, mas argumentou que muitas nações Latino-americanas não têm políticas claras em relação à China, o que traria desafios para uma efetiva cooperação.

Na avaliação do diretor de pesquisas do Centro de Estudos Internacionais Gilberto Bosques do Senado mexicano, Arturo Magaña Duplanher, a América Latina precisa construir uma política estratégica voltada para a China, segunda potência econômica mundial, para que a relação seja menos assimétrica. O analista defendeu o fortalecimento da indústria na região de forma que os países fiquem menos dependentes da exportação de commodities.

Relação Brasil-China

O doutorando em economia política internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bruno Hendler, argumenta que há que se ter “cautela” com o discurso da diplomacia chinesa da cooperação com benefícios mútuos já que se trata de uma relação “inevitavelmente assimétrica”. Para ele, no entanto, é possível negociar e buscar ganhos absolutos para o Brasil e para a América Latina no relacionamento com o país asiático.

De acordo com Hendler, a relação com a China, que até os anos 2000 era essencialmente comercial, ficou muito mais complexa. “Essa complexidade agora se dá porque tem um ‘pacote China’, em que, além do comércio bilateral, há investimento externo direto, investimento de empresas públicas chinesas nos setores de mineração, energia e alimentos e internacionalização do renminbi [a moeda chinesa] para facilitar as trocas e serviços financeiros”.

Para a professora de relações internacionais da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas) Kelly Ferreira, uma política de cooperação com ganhos mútuos poderia beneficiar o Brasil caso a política externa brasileira tivesse uma estratégia eficiente para lidar com a China. “Essa falta de preparo faz com que no nosso caso a gente saia perdendo porque não é o Brasil que vende para a China, é a China que vai comprar do Brasil”, ponderou.

O estudante de doutorado de relações internacionais da Universidade de Brasília (UnB), André Mendes Pini, avalia que a saída dos Estados Unidos de acordos multilaterais, como a Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) e o Acordo de Paris sobre mudanças climáticas, abre uma janela de oportunidades no sistema internacional que a China está empenhada em aproveitar.

Para Pini, o Brasil poderia se beneficiar desse contexto para alavancar a parceria com a China caso o país não estivesse passando por um “período conturbado na política interna” que acaba, segundo ele, interferindo na projeção externa brasileira.

Reportar Erro
Dr Canela
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Lançado em novembro de 2020, o Pix somava, no fim de novembro, 178,9 milhões de usuários
Brasil
Pix supera 300 milhões de transações em um único dia
Tainara Souza Santos ficou gravemente ferida no sábado (29)
Brasil
Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada
STF Fachada e Estátua da Justiça -
Justiça
Justiça barra serviços de apostas autorizados por leis municipais em todo o país
Daniel Vorcaro deixando a prisão
Brasil
CPMI aprova quebra de sigilos de dono do Banco Master
Presidente Lula sanciona Lei
Brasil
Governo institui programa para reestruturar dívidas dos Estados com vetos
Cadeia publica -
Brasil
Sistema prisional brasileiro registra superlotação de 150%, aponta CNJ
Foto -
Política
Senado discute Auxílio Gás do Povo em audiência pública; proposta é do governo federal
Ministro Gilmar Mendes -
Política
Gilmar Mendes estabelece que só a PGR pode iniciar impeachment de ministros do STF
Reprodução / Vídeo
Política
Líder dos caminhoneiros e desembargador aliado de Bolsonaro anunciam greve geral
Exército Brasileiro /
Justiça
Justiça garante a militares transgênero uso do nome social nas Forças Armadas

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica