Um roteiro para implementar um ambicioso conjunto de reformas econômicas, sociais e políticas foi desenhado em Cuba, depois que a Assembleia Nacional aprovou recentemente três documentos que orientam o curso para o desenvolvimento futuro do país. A informação é da agência Xinhua.
O Parlamento cubano analisou, na semana passada, em duas sessões extraordinárias, o progresso das reformas iniciado em 2010 pelo presidente Raul Castro em um documento intitulado "Diretrizes das Políticas Econômicas e Sociais da Revolução," que é a plataforma para implementar mudanças na ilha.
O Parlamento também aprovou o plano de desenvolvimento da nação até 2030, bem como a "conceitualização" do modelo, um documento que estabelece a base teórica para Cuba nos próximos anos. Um dos temas aprovados é o quadro jurídico do primeiro reconhecimento oficial de empresas privadas e pequenas e médias empresas.
Embora possa levar meses ou anos antes de quaisquer mudanças reais serem sentidas localmente, é a primeira vez desde 1959 que o setor privado será tratado da mesma forma que as empresas estatais.
Roteiro a seguir
"Não estamos correndo para uma economia de livre mercado, nem o nosso governo nos leva até lá. Este é um processo gradual de transformações, diversificação econômica e desenvolvimento de um setor privado nacionalista," disse Rafael Hernandez, analista político cubano.
Segundo ele, a aprovação desses documentos pela Assembleia Nacional é um sinal de que reformas econômicas e sociais profundas estão chegando. "A atualização de nosso modelo político, social e econômico é uma das tarefas mais difíceis que o país enfrentou nos últimos 20 anos, após o colapso da União Soviética. Esses documentos representam o guia, o roteiro a seguir," afirmou.
O Parlamento cubano reafirmou o sistema político de um partido e a proeminência estatal da economia socialista e dos setores importantes, apesar da abertura a pequenas empresas privadas e investimentos estrangeiros. Entre os temas mais discutidos estavam a concentração de propriedade e a riqueza privada, questões que provocaram um profundo debate entre os legisladores.
Também aprovadas nas diretrizes econômicas e sociais, estão as questões relacionadas ao papel do investimento estrangeiro direto, a introdução de tecnologia avançada e know-how e a melhoria dos órgãos governamentais locais.
Hernandez disse que a liderança do país está ciente da importância de implementar reformas fundamentais, como pôr fim ao sistema de dupla moeda do país, aumentar a produtividade, eficiência e salários no setor estadual.
"O povo cubano tem expectativas muito altas após a aprovação dos documentos na semana passada e já existe uma experiência com as reformas em andamento," afirmou o analista político.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

"O Agente Secreto" lidera público entre lançamentos nacionais de 2025

Brasil prepara primeiro lançamento comercial de foguete a partir de Alcântara

Caso Benício: Justiça revoga habeas corpus de médica por morte de criança com adrenlina

Queda de árvore mata mulher em ponto de ônibus em Guarulhos

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Câmara salva Zambelli e suspende mandato de Glauber Braga







