O governo dos Estados Unidos não planeja ações militares contra a Venezuela no "futuro próximo", afirmou nesta sexta-feira (25) o principal assessor de segurança nacional da Casa Branca, general H.R. McMaster. em uma entrevista coletiva de imprensa na Casa Branca. A informação é da EFE.
Respondendo a perguntas sobre as declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, que disse que não descartava uma "opção militar" para a Venezuela, McMaster explicou que Trump pediu à equipe de segurança nacional que se antecipe para a possibilidade de a situação se deteriorar ainda mais na Venezuela e que, por esse motivo, a Casa Branca avalia em conjunto uma resposta militar e diplomática à crise.
"Na realidade, não existe isso de uma opção militar ou uma opção diplomática separada, tratamos de integrar tudo isso lado a lado", explicou o general.
O secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, um dos responsáveis pelas sanções aplicadas hoje à Venezuela, que proíbem os bancos americanos de comprarem títulos públicos e bônus da dívida do governo do país e da petroleira estatal PDVSA, também participou da coletiva realizada hoje.
Ele pediu aos membros do governo da Venezuela que se "distanciem da violência e da ditadura" e avaliou que as novas sanções, as primeiras contra o sistema financeiro do país comandado pelo regime Nicolás Maduro, são um "passo seguinte" para a liberdade do povo venezuelano.
Perguntado sobre as consequências políticas das sanções, Mnuchin disse que os EUA não pretendem mudar a liderança da Venezuela, mas sim "restaurar o processo democrático".
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

CPMI do INSS retoma trabalhos com foco em banqueiros e ouvirá Vorcaro

Senado inicia 2026 com fila de sabatinas para cargos estratégicos

Saiba que sanções podem ser aplicadas a jovens que mataram cão Orelha

Planos de saúde passam a cobrir Momelotinibe para tratamento oncológico

Petrobras reduz em 7,8% preço de venda do gás natural a distribuidoras

'O Agente Secreto' entra na disputa do Bafta 2026

INSS autoriza perícia médica por videochamada em nove cidades de MS

Sargento é punido com detenção por tamanho do bigode na PM

Prazo para aderir ao Simples Nacional termina em 31 de janeiro






