O economista e ex-ministro Antônio Delfim Netto morreu, aos 96 anos, durante a madrugada desta segunda-feira (12), em São Paulo. Ele estava internado desde o dia 5 de agosto, no Hospital Israelita Albert Einstein, por conta de problemas na saúde.
Em nota encaminhada a imprensa, a assessoria do economista informou que não haverá velório aberto e seu enterro será restrito à família. Delfim Netto deixa filha e neto.
Delfim nasceu em maio de 1928, formando-se em economia em 1951 pela USP (Universidade de São Paulo). Foi membro do Conselho Consultivo de Planejamento (Consplan) do governo Castelo Branco, em 1965. Tornou-se secretário de Fazenda no governo de São Paulo em 1966.
Foi um dos signatários do Ato Institucional número 5 (AI-5), em 13 de dezembro de 1968. O decreto é considerado o mais duro após o golpe militar de 1964, e foi instituído durante o governo Gosta e Silva, para suspender direitos e garantias individuais.
Delfim Netto chegou a ministro da Fazenda em 1967, ainda no governo Costa e Silva, e ocupou o cargo até o governo Médici, encerrado em 1974.
Nos quatro anos seguintes, foi embaixador do Brasil na França e, em 1979, passou a integrar Conselho Monetário Nacional e comandou o Banco Central no governo Figueiredo.
Delfim foi deputado federal na Constituinte de 1987 a 1991 pelo Partido Democrático Social, sucessor da Arena. Posteriormente, elegeu-se cinco vezes deputado federal pelo estado de São Paulo e permaneceu representante na Câmara até 2007.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

TJ-SP nega indenização à jovem Testemunha de Jeová que recebeu transfusão sem autorização

Governo lança nova versão do portal ComunicaBR

Salário de R$ 3 mil e 36h semanais para garis avança na Câmara e segue para o Senado

Fantástico denuncia rede de corrupção dentro do sistema de Justiça do Pará

INSS reajusta benefícios e atualiza valores para 2026

Pagamento do abono salarial do PIS/Pasep tem início em fevereiro

Vídeo: Moradores registram passagem de tornado que atingiu mais de 300 casas no Paraná

Morre Manoel Carlos, autor das 'Helenas', aos 92 anos

É AMANHÃ: 'O Agente Secreto' disputa três prêmios no Globo de Ouro


Delfim Netto morre em São Paulo (Foto: Reprodução)



