O deputado federal, Fábio Trad (PSD), mais vez criticou nesta quarta-feira (30) em Brasília a proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que pretende taxar a energia solar. De acordo com o parlamentar, em um vídeo postado em sua página no Facebook, essa ação pode trazer prejuízos à economia do Brasil, além de ferir o princípio da segurança jurídica.
“Em 2012 foi estabelecido que a regra fosse sequencial permanente, sete anos depois se mudam as regras desestimula investimentos, quebra a perspectiva de se estabilizar os negócios jurídicos fazendo com que os investidores estrangeiros não venham ao país”, criticou Fábio.
“A bandeira vermelha significa que a energia elétrica no Brasil está escassa e, portanto cara, isso é mais um fato para se investir na energia solar. Agronegócio, comércio, indústria, consumidores, usuários residenciais serão prejudicados”, acrescentou.
De acordo com Fábio Trad, a Aneel responde a decisão como sendo um fator técnico, mas que ele classifica como uma decisão política. “Ou investe no futuro do país em uma energia limpa e barata, ou vai fazer com que seu povo crie uma dependência escravizante e estéreo a uma energia cada vez mais cara”, criticou.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, foi um dos primeiros no Estado a alertar sobre a nova taxação. Segundo ele, a notícias é motivo de tristeza e indignação por parte do setor empresarial sul-mato-grossense. “A preocupação que a gente tem com o Brasil é a fragilidade das garantias dadas para quem vai investir em programas que são de extrema importância para o desenvolvimento do país”, afirmou.
MS vai perder R$ 450 mi com taxação
O senador, Nelsinho Trad (PSD), também se posicionou contra a nova taxação d Aneel. Nesta terça-feira (29) ele, baseado nos estudos da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul Fiems, afirmou que Mato Grosso do Sul pode perder R$ 450 milhões em novos investimentos até 2029 caso a medida seja aprovada.
A Comissão de Infraestrutura (CI) quer discutir a iniciativa da Aneel de alterar os incentivos para a geração distribuída de energia, como a solar. Os senadores da comissão aprovaram, nesta terça-feira (29), um requerimento para realização de audiência pública para debater o assunto.
Vídeo
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Ultrassom médica de Bolsonaro é autorizada por Moraes após pedido da defesa

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

"O Agente Secreto" lidera público entre lançamentos nacionais de 2025

Brasil prepara primeiro lançamento comercial de foguete a partir de Alcântara

Caso Benício: Justiça revoga habeas corpus de médica por morte de criança com adrenlina

Queda de árvore mata mulher em ponto de ônibus em Guarulhos

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva


“A bandeira vermelha significa que a energia elétrica no Brasil está escassa e cara", disse Fábio Trad (Assessoria)



