A meta número 1 dos Objetivos do Milênio estabelece a redução, pela metade, da proporção de pessoas com fome até 2015. O cumprimento da meta pelos países premiados considerou a diferença do número de famintos entre 1990 e 1992 e entre 2010 e 2012.
Além do Brasil, já cumpriram a meta, segundo a FAO: Armênia, Azerbaijão, Cuba, Djibuti, Geórgia, Gana, Guiana, Kuwait, Quirguistão, Nicarágua, Peru, São Vicente e Granadinas, Samoa, São Tomé e Príncipe, Tailândia, Turcomenistão, Venezuela, Vietnã, Argélia, Angola, Bangladesh, Benin, Camboja, Camarões, Chile, República Dominicana, Fiji, Honduras, Indonésia, Jordânia, Malawi, Maldivas, Níger, Nigéria, Panamá, Togo e Uruguai.
O diretor-geral da FAO, o brasileiro José Graziano, elogiou as nações que já atingiram a meta de reduzir a fome pela metade e destacou as iniciativas regionais para garantir o acesso à alimentação.
“Para todos e a cada um de vocês, eu quero dizer que vocês são a prova viva de que quando as sociedades decidem pôr fim à fome, e quando há o compromisso político dos governos, podemos transformar essa vontade em ações concretas e resultados”, disse, segundo comunicado oficial da entidade.
Segundo Graziano, os países que já chegaram à meta, devem manter os esforços para alcançar objetivos mais ambiciosos de combate à fome, até a completa eliminação do problema. “Somos a primeira geração que pode acabar com a fome, que tem atormentado a humanidade desde o nascimento da civilização. Vamos aproveitar esta oportunidade”, acrescentou.
A premiação foi entregue em cerimônia na sede da FAO, em Roma, e teve a participação de vários chefes de Estado, entre eles os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, de Honduras, Porfirio Lobo, e do Panamá, Ricardo Martinelli.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Brasil
Lei aprova uso de multas para custear CNH de pessoas baixa renda

Brasil
Proposta para exame toxicológico para CNH A e B é vetada

Brasil
Após morte de Juliana Marins, decreto sobre translado de corpos sofre alteração

Brasil
Brasil receberá presidência do Mercosul em julho durante Cúpula em Buenos Aires

Brasil
Autópsia revela causa da morte da brasileira Juliana Marins em vulcão na Indonésia

Brasil
Mauro Cid acredita que advogados de Bolsonaro tentaram obter dados da delação

Brasil
Lei é promulgada pelo Dia da Celebração da Amizade Brasil-Israel

Brasil
Governo aprova aumento de etanol na gasolina com redução de valores ao consumidor

Brasil
Congresso derruba aumento do IOF e equipe de Lula pode recorrer ao STF

Brasil