O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abrirá a 80ª Assembleia Geral da ONU em Nova York, amanhã (23), a partir das 10h (Brasília) sendo o primeiro orador, seguido pelo presidente dos Estados Unidos, país anfitrião. Desde 1955, o Brasil tem a tradição de iniciar os discursos.
O Debate Geral, principal momento da Assembleia, deve abordar temas urgentes como mudanças climáticas, segurança internacional, desigualdade social e econômica, saúde pública e a reforma das instituições multilaterais. Além disso, será retomada a Conferência Internacional para a Solução da Questão Palestina, buscando a implementação da solução de dois Estados, israelense e palestino, vivendo lado a lado em paz.
A Assembleia Geral reúne líderes dos 193 países membros da ONU, além dos Estados observadores Santa Sé e Palestina, e da União Europeia.
A ordem das falas começa com a abertura feita pelo presidente da Assembleia Geral, seguida pelo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, e pela presidente da Assembleia, Annalena Baerbock.
Depois, o Brasil faz seu discurso, seguido pelos Estados Unidos como país anfitrião. A partir daí, a sequência dos oradores segue a hierarquia protocolar, geralmente priorizando chefes de Estado, depois vice-chefes, príncipes herdeiros, chefes de governo, ministros e outros representantes, com a lista organizada também pela ordem de chegada.
Os discursos têm limite voluntário de cerca de 15 minutos, e o Debate Geral ocorre ao longo de vários dias, com cada país apresentando seu posicionamento sobre os desafios globais atuais.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo atualiza normas de controle pós-comercialização de produtos veterinários

Polícia identifica um suspeito de roubar obras de arte em São Paulo

Lei endurece punições e amplia proteção a vítimas de crimes sexuais

"O Agente Secreto" conquista três indicações ao Globo de Ouro 2026

Obras de arte de Matisse e Portinari são roubadas de biblioteca em SP

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 20 milhões

Mobilização nacional leva mulheres as ruas para protestar contra feminicídio

Pix supera 300 milhões de transações em um único dia

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada


Presidente Lula em discurso na ONU (Ricardo Stuckert/PR)



