A partir de hoje (18) a inspeção de bagagens e revista de passageiros nos aeroportos do país estão mais rigorosas. É que começam a valer as novas determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para garantir maior segurança dos passageiros. No Brasil, elas são normatizadas, segundo a Anac, pelo Regulamento Brasileiro da Aviação Civil número 107, regra que dispõe sobre a segurança da aviação civil.
Entre as medidas, está a que prevê que todos os passageiros estarão sujeitos à revista física feita por agente do mesmo sexo. A revista poderá ocorrer de forma aleatória, mesmo sem o disparo do detector de metais. Ela tem que ser realizada em local público ou privado, a critério do revistado e do agente, e sempre na presença de uma testemunha.
A norma diz ainda que o passageiro terá também que tirar computadores portáteis e outros dispositivos eletrônicos de dentro das malas e mochilas, como já vinha sendo cumprida em voos internacionais. Os passageiros também podem ter de abrir as bagagens de mão para que os agentes façam a inspeção dos objetos.
A Anac orienta os passageiros de voos domésticos que cheguem ao aeroporto mais cedo, com pelo menos uma hora e meia ou duas horas de antecedência e, no caso de voos internacionais, com três horas de antecedência.
Veja aqui outras medidas da Anac que começam a valer a partir desta segunda feira.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Acumulou! Mega-Sena sorteará R$ 63 milhões no sábado

Para fazer 'banheirão' com outros rapazes, homem tranca a filha de 7 anos em carro

Em visita à aldeia, Rosa Weber promete análise de marco temporal

Brasil gerou 64 quilos de resÃduos plásticos por pessoa em 2022

Programa de Aquisição de Alimentos é retomado com reajuste

Essa foi por pouco! Motociclista escapa de ser esmagado por caminhão; assista

Casal é preso suspeito de queimar órgão genital de adolescente com brasa

Beneficiários com NIS de final 2 recebem novo Bolsa FamÃlia nesta terça

Bolsa FamÃlia pago em março tem o maior valor médio da história do programa
