A Polícia Federal (PF) informou que a emissão de passaportes corre risco de suspensão a partir de 3 de novembro devido à falta de recursos orçamentários.
A corporação enviou ofício ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e ao Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) solicitando um aporte de R$ 97,5 milhões para manter o serviço em funcionamento.
O MJSP destacou que atua de forma ativa e coordenada para garantir a continuidade das emissões e mantém diálogo com a área econômica do governo para viabilizar os recursos necessários.
A pasta ressaltou que o serviço é essencial ao cidadão brasileiro e que todas as medidas estão sendo adotadas para evitar qualquer interrupção.
Em abril deste ano, a PF já havia alertado para a possibilidade de suspensão das emissões após bloqueio de R$ 133 milhões no orçamento da corporação, mas o impasse foi resolvido e o serviço manteve-se ativo.
Em 2022, no entanto, a falta de verba levou à paralisação temporária das emissões de passaportes, devido à insuficiência de recursos para controle migratório e confecção dos documentos.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Pix supera 300 milhões de transações em um único dia

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada

Justiça barra serviços de apostas autorizados por leis municipais em todo o país

CPMI aprova quebra de sigilos de dono do Banco Master

Governo institui programa para reestruturar dívidas dos Estados com vetos

Sistema prisional brasileiro registra superlotação de 150%, aponta CNJ

Senado discute Auxílio Gás do Povo em audiência pública; proposta é do governo federal

Gilmar Mendes estabelece que só a PGR pode iniciar impeachment de ministros do STF

Líder dos caminhoneiros e desembargador aliado de Bolsonaro anunciam greve geral


Passaporte (Foto: Arquivo/Agência Brasil)



