O IBGE lançou, na sexta-feira (14), o livro “Relações entre as alterações históricas na dinâmica demográfica brasileira, políticas públicas e impactos futuros decorrentes do processo de envelhecimento da população”, do demógrafo Celso Simões.
A publicação analisa as transformações históricas ocorridas no padrão demográfico do País, com redução na taxa de crescimento populacional, diminuição do número de crianças e adolescentes e aumento da população em idade ativa e do total de idosos.
O texto trata de temas relacionados às especificidades da transição demográfica no Brasil, comparando-as com as concepções e trajetórias de países mais desenvolvidos, onde esse processo teve início há mais tempo.
Iniciadas, de forma tímida, a partir dos anos 1940, essas mudanças se acentuaram após a década de 1960, com declínio expressivo nos níveis de fecundidade, redução na taxa de crescimento populacional e alterações na pirâmide etária. Isso resultou no incremento mais lento do número de crianças e adolescentes paralelamente ao aumento contínuo da população em idade ativa e da população idosa.
Além disso, apresenta um quadro geral explicativo sobre o processo demográfico brasileiro ao longo do século XX, destacando as principais transformações socioeconômicas, o processo de urbanização e as políticas públicas relacionadas às tendências observadas.
O livro traz ainda um histórico das componentes da dinâmica demográfica (natalidade e mortalidade), da esperança de vida ao nascer, a evolução das taxas de mortalidade infantil e fecundidade e desdobramentos das mudanças observadas sobre as estruturas etárias.
Por fim, procura discutir a formulação de políticas públicas orientadas a grupos populacionais específicos, particularmente o constituído por idosos, cuja tendência é de crescimento contínuo dentro da estrutura populacional.
As análises realizadas possibilitam uma melhor compreensão das transformações pelas quais a população brasileira vem passando. Nesse sentido, sua leitura torna-se indispensável para os interessados em um dos fenômenos mais instigantes da sociedade brasileira atual.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ultrassom médica de Bolsonaro é autorizada por Moraes após pedido da defesa

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

"O Agente Secreto" lidera público entre lançamentos nacionais de 2025

Brasil prepara primeiro lançamento comercial de foguete a partir de Alcântara

Caso Benício: Justiça revoga habeas corpus de médica por morte de criança com adrenlina

Queda de árvore mata mulher em ponto de ônibus em Guarulhos

PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva







