O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou o Mapa da Amazônia Legal de 2024, com erros que alteram a geografia do bioma no Brasil. O material que exclui o Acre, também inverte os vizinhos, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A Amazônia Legal inclui os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. Mas o material que é usado por pesquisadores e representa graficamente a Amazônia Legal, área que abrange cerca de 59% do território brasileiro já não está mais disponível.
O JD1 Notícias apurou no site do IBGE que exibe o último mapa como o de 2022, já com o material errado fora do ar, enquanto os levantamentos de 2024 estão disponíveis em Excel apenas com os nomes dos municípios que fazem parte da Amazônia Legal, onde o Acre e Mato Grosso estão devidamente representados.
A reportagem também fez um comparativo, mostrando como o mapa deveria estar disposto, utilizando o material de 2022.

A Amazônia Legal região abriga a maior floresta tropical do mundo e está no centro de debates ambientais, climáticos e econômicos, tanto no Brasil quanto no exterior.
O GLOBO procurou o IBGE para comentar o erro, mas não obteve resposta.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 20 milhões

Mobilização nacional leva mulheres as ruas para protestar contra feminicídio

Pix supera 300 milhões de transações em um único dia

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada

Justiça barra serviços de apostas autorizados por leis municipais em todo o país

CPMI aprova quebra de sigilos de dono do Banco Master

Governo institui programa para reestruturar dívidas dos Estados com vetos

Sistema prisional brasileiro registra superlotação de 150%, aponta CNJ

Senado discute Auxílio Gás do Povo em audiência pública; proposta é do governo federal


Foto: IBGE 




