O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) identificou e corrigiu um incidente de segurança no Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), ocorrido entre os dias 20 e 21 de julho. O vazamento expôs informações cadastrais de aproximadamente 11 milhões de brasileiros.
O acesso indevido aconteceu por meio da captura criminosa de credenciais de usuários. Foram acessados apenas dados cadastrais: nome, chave Pix, nome do banco, número da agência e número da conta. Não houve acesso a senhas, saldos, extratos ou outras informações protegidas por sigilo bancário. Segundo o CNJ, os dados expostos não permitem movimentações financeiras ou acesso às contas.
Após a detecção, o CNJ reforçou protocolos de segurança e notificou a Polícia Federal e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), conforme a Lei Geral de Proteção de Dados. O órgão divulgou comunicado oficial sobre o incidente e mantém o compromisso com a segurança da informação e a transparência.
O Banco Central do Brasil (BC) também se pronunciou sobre o caso, confirmando que não houve exposição de dados sensíveis nem possibilidade de movimentação financeira. O BC afirmou que o incidente foi comunicado à sociedade em razão do princípio da transparência, apesar do baixo impacto para os usuários, e que foram tomadas as medidas para apuração detalhada do ocorrido.
O CNJ informará, exclusivamente em seu site oficial, sobre o canal para que os cidadãos consultem se seus dados foram expostos. O Banco Central mantém uma página específica para registrar incidentes de segurança, que será atualizada conforme necessário.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 20 milhões

Mobilização nacional leva mulheres as ruas para protestar contra feminicídio

Pix supera 300 milhões de transações em um único dia

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada

Justiça barra serviços de apostas autorizados por leis municipais em todo o país

CPMI aprova quebra de sigilos de dono do Banco Master

Governo institui programa para reestruturar dívidas dos Estados com vetos

Sistema prisional brasileiro registra superlotação de 150%, aponta CNJ

Senado discute Auxílio Gás do Povo em audiência pública; proposta é do governo federal


Plenário do CNJ - (Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ)



