A inclusão da vacina no sistema de saúde público visa prevenir a incidência de câncer de colo do útero. O Ministério da Saúde disponibilizou relatório de recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologia no SUS (CONITEC) para consulta na internet.
HPV
O vírus do papiloma humano (HPV) é capaz de infectar a pele ou as mucosas e possui mais de 100 tipos. Do total, pelo menos 13 têm potencial para causar câncer. Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do HPV, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos. No Brasil, a cada ano, 685.400 pessoas são infectadas por algum tipo do vírus.
O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária de vacinação contra o HPV. Em 2014, meninas dos 11 aos 13 anos vão receber, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as duas primeiras doses necessárias para a imunização contra o vírus responsável pela maioria dos casos de câncer do colo do útero. A terceira dose deverá ser aplicada cinco anos após a primeira. A partir de 2015, a vacinação vai abranger também as pré-adolescentes dos 9 aos 11 anos.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Brasil
"O Agente Secreto" lidera público entre lançamentos nacionais de 2025

Brasil
Brasil prepara primeiro lançamento comercial de foguete a partir de Alcântara

Justiça
Caso Benício: Justiça revoga habeas corpus de médica por morte de criança com adrenlina

Brasil
Queda de árvore mata mulher em ponto de ônibus em Guarulhos

Brasil
PF deflagra operação contra irregularidades em emendas parlamentares

Brasil
Aprovado PL que estende por 15 anos ratificação de imóveis em faixas de fronteira

Brasil
Governo garante remoção de servidores vítimas de violência doméstica homoafetiva

Política
Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Brasil
Câmara salva Zambelli e suspende mandato de Glauber Braga

Brasil

(Foto: reprodução) 



