Menu
Menu
Busca terça, 24 de junho de 2025
TJMS Mulher - Jun25
Brasil

Vale vai retomar atividades na Mina de Brucutu

As atividades da mineradora no local foram barradas logo após a tragédia de Brumadinho

17 abril 2019 - 14h16Joilson Francelino, com informações da Agência Brasil    atualizado em 17/04/2019 às 14h22

Uma decisão judicial permitirá que a Vale retome a produção integral de sua maior mina em Minas Gerais. Trata-se da Mina de Brucutu, que estava paralisada desde o início de fevereiro. Em nota divulgada na noite de terça-feira (16), a mineradora estimou que as atividades serão reiniciadas em 72 horas.

Localizada em São Gonçalo do Rio Abaixo-MG, a Mina de Brucutu abriga a barragem Laranjeiras. Após a tragédia de Brumadinho-MG, ela foi listada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) em uma ação judicial que pede garantias de segurança em diversas estruturas. A paralisação ocorreu em liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG). No dia 19 de março, porém, uma nova decisão assinada pelo juiz Michel Curi liberou a estrutura.

Três dias depois, em 22 de março, atividades em determinadas estruturas situadas em São Gonçalo do Rio Abaixo foram suspensas no âmbito de uma outra ação judicial. Tal decisão, assinada pela juíza Renata Nascimento Borges, tornou inviável a retomada das operações na Mina de Brucutu.

Na terça, a Vale anunciou que o presidente do TJ-MG, desembargador Nelson Missias de Morais, derrubou parcialmente as determinações da magistrada. "A referida decisão possibilitará o retorno integral das operações na mina de Brucutu em até 72 horas, o que equivale a um volume de produção anualizado de 30 milhões de toneladas de minério de ferro".

Inaugurada em 2006, a Mina de Brucutu foi anunciada na época como sendo a maior do mundo em capacidade inicial de produção. Em 2016, a Vale noticiou em seu site que ela ocupava a segunda posição do país em produção, sendo superada apenas pela Mina de Carajás, localizada no estado do Pará. A implantação do empreendimento mineiro custou US$ 1,1 bilhão e chegou a ter 6 mil trabalhadores durante o pico das obras.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

MPF apresenta denúncia contra trio que enviava brasileiros ilegalmente para os EUA
Brasil
MPF apresenta denúncia contra trio que enviava brasileiros ilegalmente para os EUA
Autoridades seguem atuando no estado gaúcho
Brasil
Defesa Civil confirma quarta morte após chuvas no Rio Grande do Sul
Criança de 5 anos cai de roda-gigante durante festa junina na Bahia
Brasil
Criança de 5 anos cai de roda-gigante durante festa junina na Bahia
Bienal chega ao último dia
Brasil
Bienal do Livro do Rio tem último dia com Rubens Paiva e Ailton Krenak
Pânico! Ventania arrasta 73 para o mar e grupo fica preso à deriva
Brasil
Mais de 70 praticantes de stand up paddle são resgatadas após ventania no RJ
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Brasil
Lula lamenta morte de oito pessoas em queda de balão em Santa Catarina
Chuvas voltam a trazer prejuízos para o povo gaúcho
Brasil
Chuvas obrigam quase 8 mil pessoas a deixarem suas casas no RS
Comportas 11, 13 e 14, localizadas na avenida Castelo Branco, estão em obras e serão fechadas pelas chamadas "bags"
Brasil
Porto Alegre fecha comportas preventivamente diante da elevação das águas
Balão pega fogo e cai em Santa Catarina
Brasil
Balão pega fogo e cai em Santa Catarina
STF decide que estados e municípios têm autonomia sobre decisão
Brasil
Segurança institucional do STF passa a ser oferecida de forma vitalícia a ex-ministros

Mais Lidas

Imagem Ilustrativa
Polícia
AGORA: Traficante morre ao enfrentar o Choque em casa recheada com drogas no Centenário
Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Política
Nova lei proíbe músicas com apelo sexual em 'carretas da alegria' em Campo Grande
Traficante que morreu ao peitar o Choque no Centenário tinha 23 anos
Polícia
Traficante que morreu ao peitar o Choque no Centenário tinha 23 anos
Criança de 5 anos cai de roda-gigante durante festa junina na Bahia
Brasil
Criança de 5 anos cai de roda-gigante durante festa junina na Bahia