A Conferência do Clima da ONU (COP30) teve suas atividades suspensas na tarde desta quinta-feira (20) depois que um incêndio atingiu o Pavilhão dos Países, localizado na Zona Azul, área mais restrita do evento. A evacuação geral interrompeu negociações que já estavam na fase final, quando delegações ajustam os últimos pontos antes do anúncio dos resultados.
O fogo começou pouco depois das 14h (local), mobilizando equipes de segurança e brigadistas. As chamas foram controladas em cerca de 30 minutos e não houve feridos, segundo a organização. Mesmo assim, todos os participantes presentes na Zona Azul receberam ordem imediata para deixar o local. Muitos precisaram usar as escadas externas para sair do prédio.
O episódio reacende discussões sobre a infraestrutura da COP30. Na primeira semana da conferência, a ONU enviou uma carta oficial ao comitê organizador pedindo reforço na segurança e alertando para falhas que incluíam alagamentos, temperatura elevada nos espaços e risco estrutural. O documento foi assinado por Simon Stiell, secretário-executivo da UNFCCC (braço climático das Nações Unidas).
A investigação sobre a causa do incêndio está em andamento, mas a maior conferência climática do mundo segue temporariamente parada enquanto as autoridades avaliam as condições de segurança para retomada das atividades.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 20 milhões

Mobilização nacional leva mulheres as ruas para protestar contra feminicídio

Pix supera 300 milhões de transações em um único dia

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada

Justiça barra serviços de apostas autorizados por leis municipais em todo o país

CPMI aprova quebra de sigilos de dono do Banco Master

Governo institui programa para reestruturar dívidas dos Estados com vetos

Sistema prisional brasileiro registra superlotação de 150%, aponta CNJ

Senado discute Auxílio Gás do Povo em audiência pública; proposta é do governo federal


Bombeiros e agentes isolam área da Blue Zone (Danilo Verpa/Folhapress)



