Após o violento confronto entre brasileiros e venezuelanos no último sábado (18), as forças armadas que estão fazendo a contenção na região contabilizaram que cerca de 1,2 mil venezuelanos deixaram o território nacional.
De acordo com informações do G1 Roraima, o coronel do Exército Hilel Zanatta, que comanda a operação de atendimento aos estrangeiros, disse "Cerca de 1,2 mil cruzaram a fronteira de volta. Aqui de dentro do posto [de atendimento aos imigrantes] a gente contabilizou 500 pessoas em atendimento, e acreditamos que o restante eram venezuelanos moradores [de Pacaraima] que regressaram a Venezuela por questões de segurança", afirmou o comandante.
Segundo Zanatta, o órgão suspendeu os atendimentos no sábado mas, embora a fronteira permaneça aberta, o fluxo de imigrantes caiu pela metade.
O confronto
No sábado a tensão entre os brasileiros e venezuelanos chegou ao seu ápice, na cidade de Pocaraima, em Roraima, na fronteira com a Venezuela, a população brasileira revoltada com a invasão dos imigrantes se cansou de esperar que o governo tomasse providências e resolveu “fazer justiça com as próprias mãos”.
Em vídeos que circulam pelas redes sociais é possível ver que a população marchou contra os venezuelanos acampados pelas ruas da cidade e, na base do grito, pedradas e violência expulsou muitos imigrantes do território nacional.
Em um dos vídeos os manifestantes ainda acusam o Exército Brasileiro de negligência para com o país, qualificando as forças armadas de “traidores da pátria”.
A última gota
O confronto começou depois que um comerciante local foi brutalmente agredido por imigrantes em uma tentativa de assalto, na sexta-feira (17).
Veja no vídeo algumas imagens do confronto:
Deixe seu Comentário
Leia Também

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada

Justiça barra serviços de apostas autorizados por leis municipais em todo o país

CPMI aprova quebra de sigilos de dono do Banco Master

Governo institui programa para reestruturar dívidas dos Estados com vetos

Sistema prisional brasileiro registra superlotação de 150%, aponta CNJ

Senado discute Auxílio Gás do Povo em audiência pública; proposta é do governo federal

Gilmar Mendes estabelece que só a PGR pode iniciar impeachment de ministros do STF

Líder dos caminhoneiros e desembargador aliado de Bolsonaro anunciam greve geral

Justiça garante a militares transgênero uso do nome social nas Forças Armadas


A tensão entre os brasileiros e venezuelanos chegou ao seu ápice e a a população brasileira resolveu fazer “justiça” com as próprias mãos (Reprodução/ El Pais)



