O prefeito Marquinhos Trad afirmou nesta segunda-feira (27) que o descumprimento de medidas de biossegurança estabelecidas para a reabertura de comércios em Campo Grande, pode custar até R$ 15 mil.
A resposta do prefeito se deu pelo questionamento do JD1 Notícias sobre possível punição a quem descumpre medida de distanciamento social, porém, a multa na qual o prefeito se refere só é aplicada caso o estabelecimento seja flagrado deixando de adotar as regras estabelecidas em decreto, e não o cidadão. “Não queremos, de maneira alguma, aplicar qualquer multa, mas a gente pede para as pessoas, por favor, tenha o comportamento dentro das regras e do decreto”, reforçou.
A multa a que Marquinhos se refere consta no código sanitário municipal que pode ser conferido neste link. O JD1 conversou com a superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Veruska Lahdo, sobre o assunto. Ela ressaltou que as equipes estão todos os dias nas ruas e as denúncias são muitas. “Nas abordagem que são feitas pela vigilância, em verificando uma situação onde não corresponde ao preconizado pelas normas de biossegurança, caso o fiscal identifique risco sanitário muito alto, ele pode instituir uma multa. Claro que a empresa tem o direito de resposta, isso passa por uma junta julgadora onde é avaliado o que o fiscal flagrou e o argumento do estabelecimento”, explicou.
Veruska acrescenta que não existe multa para o cidadão que descumprir medidas, o que existe nestes casos são apenas recomendações. “Dentro do comércio, o dono do estabelecimento que deve cuidar”, afirmou.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Atenção, contribuintes! Última semana para aproveitar Refis com até 80% de desconto

Papai Noel chega à sorveteria da Capital para celebrar o Natal

VÍDEO: Morador se indigna com descarte de sofá por motorista de picape em Campo Grande

Balanço semanal: Batata-doce cai, enquanto jiló e cebola ficam mais caros na Ceasa/MS

Edital abre prazo de 5 dias para adoção de áreas públicas em Campo Grande

Mais de 70 médicos são convocados para reforçar saúde na Capital

'Atestado Responsável' muda regras nas unidades de saúde da Capital

Obras inacabadas ampliam risco e acumulam acidentes em vias de Campo Grande

Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado


O prefeito Marquinhos Trad durante live nesta manhã (reprodução)



