Menu
Menu
Busca sexta, 02 de maio de 2025
Cidade

Nova medida 'ajuda' mais de 19 mil pessoas a terminarem exame prático em MS

Prorrogação feita pelo Senatran não se aplica a candidatos que iniciaram processo de primeira habilitação no ano de 2024

09 janeiro 2025 - 08h12Luiz Vinicius

Mais de 19,9 mil pessoas foram beneficiadas com a nova prorrogação feita pelo Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), que estendeu o prazo para os processo da primeira habilitação. Essa nova medida só vale para aqueles que estão na fase do exame prático.

Embora o novo prazo tenha dado uma sensação de alívio para esses candidatos, a Gerente de Exames do Detran-MS, Lina Zeinab orienta que busquem o CFC (Centro de Formação de Condutores) e se antecipem.  

Os cinco municípios com mais processos que atenderam ao requisito definido pela prorrogação da Senatran são: Campo Grande (9,7 mil), Dourados (1,5 mil), Três Lagoas (1,1 mil), Ponta Porã (781), e Corumbá (767). 

Na Capital e em Dourados, esses candidatos terão a possibilidade de realizar o exame a qualquer tempo, visto que há uma equipe de examinadores local. Para as demais localidades a Banca Examinadora atende semanalmente, conforme roteiro prévio divulgado aos CFCs com bastante antecedência. Para quem faz os agendamentos, os roteiros práticos de janeiro e fevereiro já estão disponíveis no site do Detran. 

A Diretoria de Habilitação (Dirhab) alerta que alguns pontos merecem atenção do CFC e também do candidato. Para a categoria em que o curso prático não tenha sido concluído até 31/12/2024, não será permitida a inclusão de aulas. Ou seja, se um candidato com processos abertos para categorias A e B, não tiver concluído o curso prático de uma delas, será realizada uma “desistência” para aquela categoria, podendo o aluno agendar e fazer o exame prático normalmente para categoria cujo curso prático esteja completo. 

Outro ponto fundamental para esses candidatos é referente a validade dos exames médico e psicológico que deverão ser substituídos caso tenham validade menor que 1 ano. 

A decisão da Senatran com a prorrogação desses prazos específicos, foi comunicada aos Detrans de todo Brasil na sexta-feira, 27 de dezembro, às 19h29, por meio de ofício-circular, e não se aplica a candidatos que iniciaram processo de primeira habilitação no ano de 2024. 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Marcha pra Jesus irá contar com a presença de vários nomes da música gospel nacional e local
Cidade
Marcha Para Jesus 2025: Evento é lançado hoje na Praça do Rádio
Mário Antunes
Cidade
Diretor da Agereg será o próximo a ser ouvido na CPI do Transporte na Câmara Municipal
Diretores da ACICG, Setlog e deputados entregaram relatório de denúncias 
Cidade
BR-163: Relatório de deputados e sindicatos contra a relicitação é entregue ao MPF
Prefeitura segue com serviços de tapa-buracos e manutenção durante o feriadão
Cidade
Prefeitura segue com serviços de tapa-buracos e manutenção durante o feriadão
Foto: Wilson Hiroshi/Google
Cidade
Em meio a emergência na Saúde, mãe relata falta de vacina na USF Macaúbas
Atenção: Cruzamento da Antônio Maria Coelho e Pedro Celestino está "sem" semáforo
Cidade
Atenção: Cruzamento da Antônio Maria Coelho e Pedro Celestino está "sem" semáforo
Rua 14 de julho, em Campo Grande
Cidade
Feriado de 1º de Maio: veja o que abre e fecha em Campo Grande
Governador Eduardo Riedel -
Política
"A sociedade não aceita mais esse tipo de ação", diz Riedel sobre bloqueios do MST
Ônibus entrou com tudo no bar da Afonso Pena
Cidade
Viatur diz acompanhar a situação e presta suporte após acidente no Café Mostarda
Tráfego está paralisado e gerou congestionamento na rodovia
Cidade
Em novo protesto, MST bloqueia a BR-163 na saída para SP, em Campo Grande

Mais Lidas

Aos prantos, familiar chora no local de confronto entre PM e criminosos no Iracy Coelho
Polícia
Aos prantos, familiar chora no local de confronto entre PM e criminosos no Iracy Coelho
Motociclista não resistiu ao acidente
Polícia
JD1TV: Motoentregador bate em carro, cai e morre atropelado na Joaquim Murtinho
Jovem pede socorro em entrevista de emprego após ser mantida em cárcere privado na Capital
Polícia
Jovem pede socorro em entrevista de emprego após ser mantida em cárcere privado na Capital
Cantor de sertanejo morre após bater carro e capotar depois de gravação em televisão
Polícia
Cantor de sertanejo morre após bater carro e capotar depois de gravação em televisão