Mais de 19,9 mil pessoas foram beneficiadas com a nova prorrogação feita pelo Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito), que estendeu o prazo para os processo da primeira habilitação. Essa nova medida só vale para aqueles que estão na fase do exame prático.
Embora o novo prazo tenha dado uma sensação de alívio para esses candidatos, a Gerente de Exames do Detran-MS, Lina Zeinab orienta que busquem o CFC (Centro de Formação de Condutores) e se antecipem.
Os cinco municípios com mais processos que atenderam ao requisito definido pela prorrogação da Senatran são: Campo Grande (9,7 mil), Dourados (1,5 mil), Três Lagoas (1,1 mil), Ponta Porã (781), e Corumbá (767).
Na Capital e em Dourados, esses candidatos terão a possibilidade de realizar o exame a qualquer tempo, visto que há uma equipe de examinadores local. Para as demais localidades a Banca Examinadora atende semanalmente, conforme roteiro prévio divulgado aos CFCs com bastante antecedência. Para quem faz os agendamentos, os roteiros práticos de janeiro e fevereiro já estão disponíveis no site do Detran.
A Diretoria de Habilitação (Dirhab) alerta que alguns pontos merecem atenção do CFC e também do candidato. Para a categoria em que o curso prático não tenha sido concluído até 31/12/2024, não será permitida a inclusão de aulas. Ou seja, se um candidato com processos abertos para categorias A e B, não tiver concluído o curso prático de uma delas, será realizada uma “desistência” para aquela categoria, podendo o aluno agendar e fazer o exame prático normalmente para categoria cujo curso prático esteja completo.
Outro ponto fundamental para esses candidatos é referente a validade dos exames médico e psicológico que deverão ser substituídos caso tenham validade menor que 1 ano.
A decisão da Senatran com a prorrogação desses prazos específicos, foi comunicada aos Detrans de todo Brasil na sexta-feira, 27 de dezembro, às 19h29, por meio de ofício-circular, e não se aplica a candidatos que iniciaram processo de primeira habilitação no ano de 2024.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Após protesto de moradores, vereadores farão audiência pública por melhorias na BR-163

MPF/MS abre processo seletivo para contratar estagiários

Estão abertas as inscrições para seleção de médico veterinário na Capital

Operação Carnaval: balanço aponta aumento no número de condutores sem CNH

Veja os serviços que retomam o atendimento nesta quarta-feira (5)

Aberto no perÃodo da manhã, Bioparque funciona até à s 14h30 nesta quarta

Mudanças: distribuição de senhas para castração de gatos no CCZ tem novo horário

Mato Grosso do Sul registra segunda maior taxa de feminicÃdios do Brasil em 2024

Mais de 2 mil vagas: está aberto o agendamento para emissão do 'novo RG' em abril
