Menu
Busca terça, 07 de julho de 2020
(67) 99647-9098
Cidade

MS fecha semana com isolamento social em estado crítico

Índice se compara ao preído pré-pandemia. Veja os números

16 maio 2020 - 16h51Flávio Veras, com informações do Governo de MS

Com uma média de 20 novos casos confirmados por dia e três óbitos pelo novo coronavírus (Covid-19) na última semana, Mato Grosso do Sul continua com ruas movimentadas e baixo isolamento social. Nesta sexta-feira (15) o mapeamento registrou taxa de distanciamento de 37,1%, a menor entre os dias 11 a 15 de maio.

Segundo o Governo de Estado, o comportamento se compara ao período pré-pandemia quando o percentual de pessoas que já permaneciam em casa normalmente variava entre 24% a 36%, preocupa autoridades estaduais de saúde que diariamente apontam o distanciamento social e o uso de máscaras como única medida capaz de frear a velocidade do contágio do vírus.   

Nos municípios do interior do Estado os índices para esta sexta variam entre 27,5% e 60,6%. Os menores índices foram registrados em Aral Moreira (27,5%), Pedro Gomes (28,8%), Costa Rica (31,8%), Iguatemi (31,9%) e Coxim (32,9%). As taxas mais altas para o dia foram mapeadas nas cidades de Paranhos (60,6%), Rio Negro (51,7%), Taquarussu (50%), Novo Horizonte do Sul (48,8%) e Guia Lopes da Laguna (47,2%).

Campo Grande fechou a sexta-feira com taxa de isolamento em 36,4%, a menor para o mês, que até o momento teve os maiores índices registrados no feriado do trabalhador e no primeiro domingo de maio. As regiões da Capital com maiores movimentações para o dia foram: Núcleo Industrial (13,6%), Rita Vieira (16,7%), Vila Popular (25%), Zé Pereira (25,7%) e Maria Aparecida Pedrossian (25,5%).

Coronavírus em números

Com presença confirmada em Mato Grosso do Sul desde 14 de março, a Covid-19 já atinge 36 dos 79 municípios do Estado, confirmando os alertas constantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para a preocupação com a interiorização dos casos.  

Neste sábado (16.5) a SES anunciou mais uma morte, e 29 novos casos para as últimas 24 horas, sendo este o maior número de casos confirmados para um só dia. O boletim epidemiológico da Covid-19 em Mato Grosso do Sul agora conta com 508 confirmados, 15 óbitos e 148 casos em investigação, ou seja, aguardando análise e liberação de exames pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/MS).

Durante apresentação dos dados atualizados deste sábado, o secretário de saúde, Geraldo Resende chamou atenção dos municípios, em especial os da região sudoeste, para reforçarem as medidas preventivas de contágio. “Ao continuar nesse patamar de 6% ao dia, nós poderemos daqui a 7 ou 10 dias, duplicar o número de casos que hoje chega a 508 casos. Essa duplicação vai fazer com que haja casos críticos, principalmente de pacientes que vão demandar o uso de leitos de UTIs”, destacou em tom de preocupação.



 

 

Totem_Alcool Gel

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidade
Marquinhos anuncia toque de recolher às 20 horas a partir de amanhã
Cidade
“Entrando na onda”: Shopping Campo Grande também realizará cinema drive-in
Cidade
Aeroporto terá novo acesso
Cidade
Prefeitura de Dourados decreta luto por morte de secretário de Agricultura Familiar
Cidade
Salário dos servidores municipais estará disponível neste sábado
Cidade
Confira o itinerário de fumacê contra o Aedes Aegypti em oito bairros
Cidade
Obra na Praça do Jardim Noroeste deve ser entregue em dezembro
Cidade
Vídeo: “Não tenho bola de cristal”, diz Marquinhos sobre lockdown
Cidade
“Lixão” da Solurb pode ser instalado em área de preservação, diz associação de moradores
Cidade
Guarda Municipal usará medidor de decibéis em denúncias de som alto

Mais Lidas

Internacional
Vídeo: caminhão explode e mata "ladrões de combustível"
Política
CPI da Energisa deve retomar investigações em setembro
Política
Câmara de vereadores aprova prorrogação do Refis para até 5 de agosto
Polícia
Adolescente morre afogada após salvar o namorado em rio