Apesar do que vem sendo divulgado nos últimos dias na imprensa sul-mato-grossense, a previsão atualizada do tempo aponta que as próximas semanas devem ser quente e seco em todo o estado. Apenas dois dias do final de julho, ou seja, dia 29 e 30, devem ter uma ‘leve queda’ na temperatura na região centro sul de MS.
Vendo as tendencias meteorológicas, o JD1 procurou várias fontes a respeito do clima em MS, chegando a conclusão de que: um casaco leve já pode resolver a situação.
O novo prognóstico aponta que a apesar de a mínima ser de 10°C na cidade de Amambai, a massa de ar seco não deixa essa frente fria avançar ainda mais.
“As temperaturas mínimas aqui em MS tem divergido na previsão dos modelos e aparentemente não deverá impactar 'tanto' o MS”, disse o meteorologista Vinicius Sperling, do CEMTEC (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul).
A frente fria, prevista para entrar no Sul do Brasil a partir da próxima semana, deve ser algo mais ‘isolado’ a região, uma vez que passará mais na parte oceânica do país. Por isso, as temperaturas seguem altas e acima da média até o domingo, dia 28 de julho, com as máximas chegando a 36°C em Corumbá e 31°C em Ponta Porã.
Essa previsão muda drasticamente de domingo (28) para a quarta-feira, (31) quando o clima fica ‘ameno’ em boa parte do estado. Nestes dias, o frio aparece com mais intensidade, chegando aos 10°C em Amambai e 14°C em Ponta Porã, no entanto as máximas chegam a 23ºC em ambas as cidades. Já na Capital, dias começam gelados, mas termômetros marcam 28ºC durante à tarde. O meteorologista ressalta ainda que apesar de estar frio, a temperatura não deve cair demais, e que a partir do dia 1º, temperaturas voltam a disparar.
Clima de deserto – Já que não tem frio e chuva ficará mais restrita a região extremo sul do estado, a umidade relativa do ar continuará abaixo da média recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), se aproximando do famoso ‘clima de deserto’, onde a umidade fica em torno dos 12%.
Isso ocorre por conta de um bloqueio atmosférico, que impede o avanço e formação de nuvens de chuva no estado. Como não tem chuva, a umidade do ar fica baixa. Ontem, a cidade de Corumbá teve a temperatura máxima de 36,6°C, com a umidade ficando na casa dos 14%.
Conforme os dias vão passando, a massa de ar quente e seca fica cada vez mais intensa sobre grande parte do país.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Temperaturas diminuem neste sábado em parte de MS após passagem de frente fria

Fim de semana com 'chameguinho': Frio chega derrubando temperatura em MS

Tempo volta a ficar instável nesta sexta com passagem de frente fria em MS

Sol e calor deixam tempo estável nesta quinta-feira em Mato Grosso do Sul

Frio 'dá as caras' nesta semana e termômetros podem bater 15ºC em MS

Campo Grande teve chuva 125% acima do esperado em março

Chegou chegando: Capital tem chuva após dia marcado por calor

Passagem de frente fria é curta e tempo volta a ficar estável em MS nesta quarta

Abril começa com tempo instável e chuvas devem aparecer em Mato Grosso do Sul
