Em maio de 2025, o projeto Ativa Idade, da Fundação Manoel de Barros, celebra 12 anos de atuação em Campo Grande com um legado que impactou diretamente a vida de mais de 2.500 pessoas.
Voltado ao envelhecimento ativo e saudável, o projeto oferece atividades físicas, culturais e emocionais a pessoas com mais de 55 anos, promovendo saúde, autoestima e vínculos sociais.
Criado em 2013 com apenas sete participantes, o Ativa Idade hoje conta com 137 inscritos fixos e se tornou referência em ações voltadas à terceira idade.
A proposta inicial era prevenir quedas e acidentes por meio do fortalecimento físico. Com o tempo, os benefícios se ampliaram: fortalecimento emocional, psicológico, social e até familiar.
Com o slogan “para jovens acima de 55 anos”, o projeto oferece atividades como dança, ginástica, pilates, teatro, canto, inclusão digital, tai chi chuan, oficinas e passeios, além de atendimento psicológico individual e rodas de conversa como o “Memórias Afetivas”.
O sucesso do Ativa Idade ultrapassa os muros da Fundação. Segundo Marques, médicos passaram a indicar o projeto como parte do tratamento para questões como depressão e ansiedade.
É o caso de Maria Antonieta Marques Garcia, de 75 anos, que superou a depressão após perder o marido. “No primeiro ano fiquei isolada, mas voltei ao projeto e foi como um remédio. A dança, o coral, o carinho das pessoas me fizeram reviver. A tarja preta foi embora”, contou.
Para muitos, o Ativa Idade é mais do que uma atividade — é um lar. Ozias Jorge da Silva, de 78 anos, participa desde 2015 e voltou às aulas mesmo após a perda da esposa. “Fiquei sem rumo, mas retornei. Aqui temos amizade, acolhimento, incentivo.”
Entre os apoiadores do projeto Ativa Idade estão instituições como Águas Guariroba, Comper, Sebrae/MS, Energisa, Leroy Merlin, VIVO, Instituto AEGEA, Secretaria de Assistência Social (SAS), SEAD/MS, SED/MS, entre outros.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Liberado! Começam as vendas para show de Henrique & Juliano na festa julina da UCDB

Sicredi lança "Capacita +" em megaevento com talk show especial na Capital

Lojas de Atacadista viram pontos de coleta para Campanha do Agasalho

Editor-chefe da Forbes vem à Capital para preparar nova fase da marca no Centro-Oeste

Festival do Hambúrguer começa hoje com campanha para arrecadação de cobertores

Torresmofest retorna a Campo Grande com gastronomia, música e lazer gratuito

Em hospital de Campo Grande, jovem ganha festa surpresa de 15 anos durante internação

Shopping de Campo Grande oferece brinde por doação de agasalhos

Campo Grande recebe etapa do Brasileirão do Laço Comprido 2025
