O Governo de Mato Grosso do Sul oficializou, assinou sexta-feira (29), o termo de fomento destinado ao Carnaval de Corumbá 2025. O acordo, celebrado por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), beneficia a Liesco (Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá) e a Liblocc (Liga Independente dos Blocos Carnavalescos de Corumbá).
O investimento total é de R$ 1,32 milhão, sendo parte do recurso oriundo de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Beto Pereira. Reconhecido como o maior e mais organizado carnaval da região Centro-Oeste, o evento na Cidade Branca destaca a riqueza cultural do Estado e também movimenta a economia local, fomentando o turismo e gerando empregos diretos e indiretos.
Secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda reafirmou o compromisso do Governo com o fortalecimento de eventos culturais que valorizam as tradições regionais e impulsionam o desenvolvimento econômico. "Investir no carnaval de Corumbá é investir na identidade cultural de Mato Grosso do Sul, promovendo inclusão, empregabilidade e turismo. É um ciclo virtuoso que beneficia toda a população”.
Para Victor Raphael Almeida, presidente da Liesco, o repasse é crucial para a organização do espetáculo. "As pessoas começam a pensar no carnaval só após a virada do ano, mas a preparação acontece durante todo o ano. Esse recurso possibilita um planejamento antecipado, o que melhora a qualidade da festa e permite às escolas de samba investir em materiais, contratar profissionais e criar desfiles de luxo", afirmou.
Rashid Ahmad, presidente da Liblocc, destacou que o aumento no repasse representa mais do que uma melhoria na organização do carnaval: ele impulsiona a economia local. "Corumbá vive o carnaval de forma intensa. Esse recurso eleva a beleza e a qualidade da festa, gera empregos e fomenta o turismo. Pequenos comerciantes relatam que o lucro obtido no carnaval é suficiente para sustentar suas famílias por até seis meses", pontuou.
O prefeito eleito de Corumbá, Gabriel Alves de Oliveira, que assumirá o cargo em 2025, também esteve presente na solenidade, ao lado da vice-prefeita Bia Cavassa, e enfatizou a relevância do apoio antecipado para a organização do carnaval. "Com esse repasse garantido, as escolas de samba e os blocos oficiais terão a tranquilidade necessária para se prepararem com antecedência, assegurando que os desfiles do próximo ano sejam ainda mais grandiosos e representativos da nossa cultura".
Preparativos
A Liesco já deu o “pontapé” inicial para o carnaval 2025. Em setembro, um sorteio definiu a ordem de apresentações das agremiações, e os desfiles estão marcados para os dias 2 e 3 de março, domingo e segunda-feira, dentro do período oficial do carnaval no Brasil, que acontecerá entre os dias 1 e 5 de março.
Dez escolas vão à passarela do samba: Império do Morro, Unidos da Vila Mamona, A Pesada, Acadêmicos do Pantanal, Estação Primeira do Pantanal, Mocidade Independente da Nova Corumbá, Imperatriz Corumbaense, Unidos da Major Gama, Caprichosos de Corumbá e Marquês de Sapucaí. A Império do Morro, atual campeã, busca defender o título.
Além das escolas de samba, a folia corumbaense também conta com a participação de diversos blocos carnavalescos, incluindo oficiais, independentes e de sujos. Em 2024, 11 blocos oficiais desfilaram na avenida General Rondon.
Com Gov MS
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Lançamento da 8ª Festa do Queijo de Rochedinho acontece neste sábado na Expogrande

Xande de Pilares apresenta nova turnê de graça no Parque das Nações

Fim de semana tem Jorge e Mateus, chegada de coelho da páscoa e festival de rua

MS terá shows de Luisa Sonza, Liniker, Elba Ramalho e outros artistas nacionais em 2025

Festival internacional da carne retorna para a Capital em setembro

Comunidade Tia Eva recebe sessão de cinema gratuita na rua

MS e Governo Federal firmam parceria para defesa de indígenas LGBTQIA+

PL do streaming: Projeto ganha novo nome e pode dobrar taxação de plataformas

Oficina gratuita de portfólio está com inscrições abertas para artistas de MS
