"Atualmente essas empresas estão numa situação crítica, já que não entram os insumos que são indispensáveis para a fabricação e manutenção dos equipamentos por parte das empresas nacionais."
As empresas de pequeno e médio porte nacionais, que empregam 15 mil pessoas, dominam 85% do mercado argentino de elevadores.
Em 2011, um ano antes das primeiras barreiras do governo Kirchner contra as importações de insumos do setor, as empresas instalaram 4.500 elevadores. Em 2012, por causa das restrições alfandegárias – e da redução da atividade da construção civil derivada das restrições sobre o dólar –, as indústrias de elevadores começaram a registrar uma queda de sua atividade. As previsões do setor, para 2013, é que o total de elevadores instalados não passe de 3.500 em todo o país.
As barreiras aplicadas pelo secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, provocaram uma crescente escassez de componentes eletrônicos e guias para elevadores no país, que tem atualmente 200 mil elevadores em funcionamento. Um de cada quatro argentinos usa os elevadores como meio de transporte todos os dias.
A Câmara de Importadores da Argentina (Cira) alertou para os problemas no setor de saúde causados pelas barreiras para a entrada de equipamentos e insumos importados. As barreiras são aplicadas pelo governo em nome da "defesa da produção nacional". No entanto, esses insumos praticamente não têm similares fabricados na Argentina.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Economia
Comércio de MS deve movimentar R$ 297 milhões no Dia dos Pais, aponta pesquisa

Economia
Gasolina e etanol têm queda de preço médio entre junho e julho na Capital

Economia
"Injustificada", se posiciona CNC sobre tarifas de importação e Trump

Economia
Setor de serviços cresce 0,1% em maio e atinge recorde da série

Economia
INSS começa a receber adesões a restituição de descontos ilegais

Economia
Dólar dispara e ultrapassa R$ 5,60 após anúncio de tarifa dos EUA

Economia
Preços de alimentos caem, inflação perde força e fecha junho em 0,24%

Economia
Trump anuncia tarifa de 50% sobre produtos brasileiros; veja nota enviada a Lula

Economia
Na edição de julho, Café com Negócios debate papel estratégico da indústria em MS

Economia