Em discurso de aproximadamente 10 minutos, a presidenta saudou Shinzo Abe, "um ilustre amigo", e a recíproca do primeiro-ministro japonês para "fortalecer a cooperação bilateral nos mais diversos campos." Dilma destacou os investimentos da indústria automotiva japonesa no mercado nacional e enalteceu a parceria para desenvolver a indústria naval. Segundo a presidenta, o acordo "dará novo impulso a cooperação bilateral nesse setor e consolida presença japonesa na exitosa experiência brasileira na reconstrução da nossa indústria naval."
"O acordo entre Petrobras, Agência Nexi e Mizou vai permitir construção de novas plataformas para petróleo em alto mar. Promissores investimentos entre Petrobras, para cooperação no estudo de exploração de hidratos de metano, fonte não convencional de gás natural."
Ciência Sem Fronteiras
Os acordos assinados ontem também incluem cooperação na área ambiental relacionadas aos desastres naturais e trocas de informações de ciências do mar, educação e saúde. Durante o discurso, Dilma declarou que os dois países decidiram pela ampliação do número de estudantes no Japão pelo Ciência sem Fronteiras e para a ampliação da oferta de estágios para os bolsistas.
Brasil e Japão também abordaram o papel da Organização das Nações Unidas (ONU) na resolução de conflitos regionais, citando, textualmente, o conflito do Oriente Médio e do leste da Ásia. A visita oficial também pretende estreitar as relações entre o Brasil e o país asiático. Hoje, o Japão é o 2º maior parceiro comercial do Brasil na Ásia e o 6º no mundo.
O primeiro-ministro japonês deve seguir para São Paulo, onde irá se encontrar neste sábado (2) com a comunidade nipo-brasileira e empresários locais.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Economia
Varejo brasileiro deve crescer 3,66% em 2026, aponta CNC

Economia
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão

Economia
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3 nesta sexta

Economia
Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro

Economia
Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás nesta quinta-feira

Política
CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Economia
Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Economia
Brasileiros preferem presentes à transferência bancária, aponta pesquisa

Economia
Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025

Economia

Dilma e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, tiveram reunião no Palácio do Planalto. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR) 



