Via Terra
O dólar opera próximo da estabilidade nesta terça-feira (23), oscilando entre os patamares positivo e negativo, em meio a investidores cautelosos com a valorização dos preços do petróleo e as preocupações com a política brasileira.
Depois de saltar até 7% na segunda-feira (22) com especulações de queda da produção de petróleo não convencional nos Estados Unidos, os preços do barril recuaram mais de 2% nesta manhã com preocupações de que qualquer corte na produção norte-americana pode ser compensada pelo aumento da produção no Irã.
Diante disso, as bolsas chinesas encerraram em queda, em um movimento também de realização de lucros após alta de 2% no pregão anterior. As bolsas europeias recuam e os índices futuros norte-americanos operam perto da estabilidade, com investidores de olho no mercado de commodities e à espera de números da economia dos Estados Unidos.
Na agenda, destaque para o indicador que mede a confiança do consumidor norte-americano, que será publicado às 12h (horário de Brasília). No mesmo horário também serão conhecidos o índice de atividade do Fed de Richmond e o índice de vendas de casas existentes.
No ambiente doméstico, permanece a tensão política agravada pela mais recente etapa da Operação Lava Jato, que se aproxima cada vez mais do Planalto com o mandado de prisão do marqueteiro do PT, João Santana.
Cientistas políticos ouvidos por O Financista afirmam que o novo capítulo das investigações volta a colocar lenha na fogueira das discussões do impeachment. Tanto é que os partidos de oposição já incluíram na pauta desta terça-feira uma reunião para repercutir a operação deflagrada pela Polícia Federal.
Parlamentares da oposição estariam se articulando para utilizar as novas investigações para aumentar a pressão sobre o TSE(Tribunal Superior Eleitoral), que analisa um pedido de impugnação da campanha de Dilma Rousseff e Michel Temer em 2014.
Segundo Roberto Romano, professor de Ética da Unicamp, a situação da petista deve ficar bastante complicada, “dada a ligação umbilical de Santana com as suas campanhas (2010 e 2014) e a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva em 2006”.
O efeito mais importante do mandato de prisão de Santana é que ele pode estabelecer um elo entre o dinheiro desviado da Petrobras e a campanha de Dilma. Neste contexto, o Ibovespa deve apagar parte dos ganhos do último pregão, quando o avanço superou 4%. O dólar, que caiu quase 2%, também deve devolver parte das perdas.
“No campo político, o mercado gostou da prisão do marqueteiro João Santana, porque pode reacender as chances, de que a presidente Dilma possa ser cassada via TSE”, afirma Ricardo Gomes Da Silva, superintendente de câmbio da Correparti Corretora.
Neste cenário, o dólar à vista tinha leve alta de 016%, cotado a R$ 3,9513.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Varejo brasileiro deve crescer 3,66% em 2026, aponta CNC

Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3 nesta sexta

Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro

Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás nesta quinta-feira

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Brasileiros preferem presentes à transferência bancária, aponta pesquisa

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025







