A pesquisa “Perspectivas Empresariais para Contratações 2025”, realizada pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), revela um ambiente de confiança e estabilidade no comércio da Capital para o período de fim de ano, percepção reforçada pelo presidente da entidade, Renato Paniago.
Entre os empresários campo-grandenses, 59% afirmam que devem manter o mesmo volume de contratações temporárias de 2024, enquanto 36% planejam ampliar suas equipes. Apenas 5% estimam reduzir vagas, o que, na avaliação de Paniago, reforça o otimismo do setor. O levantamento ouviu 100 empresas de diversos segmentos, com destaque para vestuário, seguido por eletrônicos, calçados, brinquedos, perfumaria, cosméticos e joias.
Segundo o presidente da ACICG, a expectativa é positiva: “Considerando o trimestre de outubro a dezembro, estimamos a geração de cerca de 1,1 mil oportunidades de trabalho no setor terciário, que abrange comércio e serviços. É um indicativo claro de que o mercado segue aquecido.”
A pesquisa também aponta que a primeira quinzena de dezembro será o período mais forte para contratações, escolhido por quase 50% dos empresários. A segunda quinzena de dezembro aparece com 16%, enquanto 22% pretendem contratar ainda em novembro. Cerca de 83% das empresas devem abrir até duas vagas temporárias.
Cerca de 88,6% dos empresários pretendem efetivar os colaboradores temporários após o período de festas. Para ele, esse movimento confirma a confiança na continuidade das vendas em 2026 e indica que o fim de ano segue sendo uma porta de entrada importante para o emprego formal.
“O cenário é extremamente positivo. A maioria mantém o ritmo de contratações do ano passado e mais de um terço deve ampliar o quadro. Isso demonstra estabilidade e segurança, aspectos fundamentais diante do contexto econômico atual”, destaca o presidente.
A pesquisa revela ainda que 98% das empresas planejam participar de ações promocionais, como Black Friday e Black Week, no período pré-natal. Para Paniago, essas campanhas devem impulsionar o movimento já em novembro e preparar o cenário para um dezembro ainda mais forte em vendas.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Ferramenta do BC bloqueia 6.879 tentativas de abertura de conta falsa

Cartão de crédito lidera endividamento em Campo Grande, atingindo 68% das famílias

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Receita alerta para falsas cobranças com nome e CPF do contribuinte

Consumidores da Capital terão 'Campanha Nome Limpo' para quitar contas de luz em atraso

Economia brasileira cresce 0,1% no terceiro trimestre

Levantamento da CNC aponta recuo do individamento das famílias em novembro

Mesmo com conta barata em dezembro, Energisa alerta para 'alto consumo' nas férias

Lideradas pelo cartão de crédito, compras natalinas devem movimentar R$ 194 milhões


Centro de Campo Grande (Brenda Assis)




