A mais recente Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontou para uma queda, pelo segundo mês consecutivo, do endividamento das famílias brasileiras.
Os dados apontam que o percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu para de 78,5% em julho para 78% em agosto. Apesar da queda, o número ainda é superior aos 77,4% registrados no mesmo período do ano passado.
Segundo a CNC, o resultado ocorre por uma cautela crescente das famílias em relação ao uso do crédito. A queda, no entanto, veio acompanhada de um aumento número de famílias que se consideram “muito endividadas”, que subiu para 16,8%.
Para o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, o resultado está diretamente ligado ao cenário econômico brasileiro.
“O resultado do PIB, que apontou um crescimento de 1,4% no segundo trimestre, superou as expectativas, mas também revelou um ambiente econômico ainda desafiador. O alívio do endividamento é positivo, mas precisamos considerar que os juros elevados e a recuperação econômica lenta ainda geram incertezas para as famílias brasileiras. Uma possível retração no consumo pode afetar a retomada do crescimento”, ressaltou.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Em meio a temores de guerra comercial, dólar fecha o dia a R$ 5,91

Estimativas do mercado para inflação e PIB permanecem estáveis

Saiba os cuidados na hora de contratar um empréstimo no 'Consignado CLT'

MEC divulga resultado da primeira chamada do Pé-de-Meia Licenciaturas

IR 2025: onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Supremo confirma que nova correção do FGTS não é retroativa

Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem hoje incentivo

JD1TV: Com 'exposição ouro', leilões devem movimentar R$ 40 milhões durante a Expogrande

Trump anuncia tarifas recíprocas, e produtos importados do Brasil são taxados em 10%
