A mais recente Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontou para uma queda, pelo segundo mês consecutivo, do endividamento das famílias brasileiras.
Os dados apontam que o percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu para de 78,5% em julho para 78% em agosto. Apesar da queda, o número ainda é superior aos 77,4% registrados no mesmo período do ano passado.
Segundo a CNC, o resultado ocorre por uma cautela crescente das famílias em relação ao uso do crédito. A queda, no entanto, veio acompanhada de um aumento número de famílias que se consideram “muito endividadas”, que subiu para 16,8%.
Para o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros, o resultado está diretamente ligado ao cenário econômico brasileiro.
“O resultado do PIB, que apontou um crescimento de 1,4% no segundo trimestre, superou as expectativas, mas também revelou um ambiente econômico ainda desafiador. O alívio do endividamento é positivo, mas precisamos considerar que os juros elevados e a recuperação econômica lenta ainda geram incertezas para as famílias brasileiras. Uma possível retração no consumo pode afetar a retomada do crescimento”, ressaltou.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Trump anuncia tarifas recíprocas, e produtos importados do Brasil são taxados em 10%

Preço do litro do etanol mantém variação de até 15%

Confiança dos empresários da Capital está na zona negativa

Declaração pré-preenchida completa do IR está disponível

Pé-de-meia: nascidos em março e abril recebem hoje incentivo matrícula

Diesel fica R$ 0,17 mais barato a partir de abril

Mato Grosso do Sul registra saldo recorde de empregos formais em fevereiro de 2025

Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda

Governo irá investir mais de R$ 180,8 milhões em obras em rodovias e ruas de MS
