A 7ª Feira Estadual de Sementes Crioulas e de Alimentos da Agricultura Familiar acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de novembro em Itaquiraí.
Este ano, o evento acontece simultaneamente com a 5ª Mostra de Tecnologia para Agricultura Familiar, o 1° Torneio Estadual de Produção Leiteira da Agricultura Familiar e a 1ª Mostra de Gado de Aptidão Leiteira para Agricultura Familiar.
Também coincide com a Caravana Mais Alimentos, uma mostra de tecnologias e oportunidades para a agricultura familiar com exposição de máquinas e implementos agrícolas. A Caravana é hoje um novo instrumento de fomento da produção familiar, através da linha de crédito do MDA Pronaf Mais Alimentos destinada a investimentos em infraestrutura da propriedade do agricultor familiar.
A intenção da 7ª Feira Estadual de Sementes Crioulas e de Alimentos da Agricultura Familiar é aproximar dos agricultores as tecnologias que a Agraer, a Embrapa e a própria FAF vêm desenvolvendo. A programação envolve atividades de campo com experiências exitosas, oficinas, trocas de sementes entre os produtores, e mostras de experiências práticas para produção na agricultura familiar.
A Feira já está entre os maiores eventos da agricultura familiar e esse ano ganha dimensões para entrar também no calendário do governo federal. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, deverá estar presente na feira. A expectativa é de que em torno de cinco mil agricultores familiares de 54 municípios participem.
Na parte cultural, a programação inclui atrações de nível nacional como os sertanejos Jads e Jadson, Matogrosso e Mathias, e Almir Sater.
O Desenvolvimento Sustentável nas mãos da agricultura familiar
A Feira Estadual de Sementes Crioulas e de Alimentos da Agricultura Familiar já é considerada uma das maiores vitrines tecnológicas para agricultura familiar em Mato Grosso do Sul. O alcance desse patamar foi possível graças ao apoio e incentivo de parceiros como a Embrapa, a Agraer, e Prefeituras. Itaquiraí, que acolhe o evento neste ano, é um município considerado celeiro da agricultura familiar pelos produtores.
A feira impulsiona as discussões sobre a importância e o papel da agricultura familiar, contribuindo para a elaboração de novas diretrizes, construção de políticas públicas, ofertas de oportunidades de negócios, capacitação, novos mercados e, principalmente, de novas tecnologias.
Os organizadores consideram que o grande desafio este ano é fazer com que a Feira de Sementes Crioulas e de Alimentos permita que agricultores e agricultoras familiares visualizem seu potencial e que, através das ações integradas ao evento, tenham acesso a tecnologias, capacitação, à informação e possibilidades, "transformando assim sua realidade".
Outras informações podem ser obtidas no escritório da FAF/MS, pelo telefone (67) 3028-3226.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Maioria das empresas de MS se manteve estável ou em crescimento em maio

Entram em vigor novas regras de segurança para chaves Pix

Cebola, cenoura e pimentão ficam mais baratos em MS; frutas sobem com o frio

MS gera 3 mil empregos formais em maio; saldo no ano passa de 20 mil

Receita paga nesta segunda maior lote de restituição do IR da história

Caixa finaliza pagamento do Bolsa Família de junho nesta segunda-feira

Confiança dos empresários do comércio chega ao menor nível dos últimos 12 meses

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários dos NIS final 9 nesta sexta

Preços de alimentos caem e prévia da inflação de junho fica em 0,26%
