Menu
Menu
Busca sábado, 14 de março de 2026
Sebrae Delas - Mar26
Economia

Indústrias sucroenergéticas de MS aumentam produção de açúcar em 31%

As informações foram divulgadas pelo presidente da Biosul, Roberto Hollanda

02 maio 2017 - 15h27Da redação com assessoria

As 20 indústrias sucroenergéticas de Mato Grosso do Sul produziram, durante a safra 2016/2017, 1,74 milhão de toneladas de açúcar, o que representa um aumento de 31,3% em relação à safra anterior e consolida o Estado como o 5º maior produtor nacional. As informações foram divulgadas pelo presidente da Biosul, Roberto Hollanda, durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (02), no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS).

O período de safra, encerrado em 31 de março, também alcançou a marca histórica de 50,27 milhões de toneladas de cana-de-açúcar colhidas e registrou um decréscimo de 3,9% na produção de etanol, com 2,709 bilhões de litros produzidos. “No último ano, o etanol representou 72% do mix de produção estadual, enquanto o açúcar representou 28%. Esse número ilustra uma preocupação crescente do segmento, que vem sofrendo com políticas públicas equivocadas do Governo Federal há pelo menos oito anos. Precisamos de atenção do poder público para que o etanol volte a ser competitivo e se torne uma realidade para o consumidor brasileiro”, declarou Roberto Hollanda.

O presidente da Biosul também destacou a influência das chuvas sobre os resultados da safra. “Mais uma vez, o alto índice pluviométrico fez com que as usinas sul-mato-grossenses estendessem a colheita e a moagem da cana pelos 12 meses da safra, diferentemente do que acontece no resto do país, que concentra a produção em 9 meses. Trata-se de uma característica específica do nosso Estado que demanda certos cuidados, com adaptações no manejo de colheita e plantio, já que chuva em excesso prejudica a qualidade da cana. Nossas indústrias, cientes dessa característica, estão atentas e com condições de contornar a situação”, explicou.

Durante a coletiva também foi divulgada a primeira estimativa da Biosul para a safra 2017/2018, iniciada em 1º de abril. “Projetamos um crescimento de 14,2% na produção de açúcar e de 2,2% na produção de cana, chegando a 1,99 milhão e 51,4 milhões de toneladas, respectivamente. Também esperamos uma modesta retomada de crescimento na produção de etanol, de 0,93%, chegando a 2,74 bilhões de litros”, detalhou Roberto Hollanda.

Segundo Hollanda, outra característica do segmento sucroenergético estadual que merece destaque é que somos o primeiro Estado brasileiro em conversão de cana-de-açúcar em bioeletricidade. Por meio do aproveitamento de resíduos da fabricação do açúcar e do etanol, indústrias conseguem atingir a autossuficiência energética e comercializar o excedente. “Fechamos a safra 2016/2017 com 2.596 GWH (Gigawatts hora) exportados, crescimento de 5,9% em relação ao ciclo passado. Para a próxima safra, esperamos alcançar a marca de 2.880 GWH, uma elevação de 11% em relação à anterior”, estimou.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Refinaria Abreu e Lima (RNEST), da Petrobras
Economia
Petrobras aprova adesão ao programa do governo para baratear diesel
O setor de Serviços foi responsável por mais de metade dos registros
Economia
Setor de serviços cresce 0,3% em janeiro e volta ao nível recorde
Agência do INSS
Economia
INSS alerta para golpe com aplicativo falso de reembolso
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Economia
Lula zera imposto e subsidia diesel para conter alta do petróleo
Inflação recuou no geral
Economia
Inflação oficial recua para 3,81%, com variação de 0,7% em fevereiro
Comércio de rua é um dos mais que abrem no país
Economia
Vendas no comércio crescem 0,4% em janeiro e igualam patamar recorde
Foto: Divulgalção
Cidade
Engenheiro reforça protagonismo da alvenaria tradicional frente à construção industrializada
Foto: Divulgação
Economia
Indústria lidera geração de empregos e concentra 67% das vagas em MS
Páscoa deve atrair muitos consumidores as lojas em Campo Grande
Economia
Vendas de Páscoa devem crescer 4,5% e movimentar mais de R$ 103 milhões na Capital
O tradicional ovo de Páscoa segue como principal escolha de consumo
Economia
Páscoa deve movimentar R$ 335 milhões em Mato Grosso do Sul

Mais Lidas

Elizangela Arce Correa não sobreviveu ao ataque
Justiça
Assassinato brutal de mulher no Los Angeles: réus são absolvidos e crime fica impune
Crime aconteceu no Portal da Lagoa, em Campo Grande
Polícia
Jovem é assassinado a tiros na frente de casa em bairro de Campo Grande
Fardamento PMMS - Foto: Jonatas Bis
Justiça
Justiça condena soldado da PMMS por vídeo em rede social com piada gravada em oficina
Mais Social é um programa para famílias em situação de vulnerabilidade
Polícia
Governo de MS investiga fraude no programa Mais Social e exonera servidora