Menu
Menu
Busca sábado, 31 de janeiro de 2026
Economia

Macron acena para assinatura de acordo UE-Mercosul no dia 20 de dezembro

Para empresários e políticos brasileiros, o presidente da França esclareceu que a posição de seu país está mais flexível

28 novembro 2025 - 13h25Sarah Chaves, com Folha de São Paulo

Durante as discussões do Brasil França Fórum, encontro de empresários em Paris organizado nesta quinta-feira (27) pelo grupo Lide, do ex-governador de São Paulo João Doria, foi debatido o  acordo comercial União Europeia-Mercosul  com o presidente francês, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu.


Segundo o ex-presidente Michel Temer, presente ao encontro, Macron disse acreditar que o acordo poderá ser assinado no dia 20 de dezembro, embora tenha reiterado sua oposição ao texto na forma atual.

Para empresários e políticos brasileiros, Macron acenou dizendo que a posição de seu país está mais flexível com relação ao acordo, mas que ainda são necessários ajustes para que o acerto seja finalizado diante das novas circunstâncias da economia global. ele vê o acordo entre os blocos com bons olhos. Embora não tenha mencionado, "deixou implícito que se referia às políticas comerciais protecionistas do presidente americano, Donald Trump".


O empresário Luiz Fernando Furlan relatou que, entre as cláusulas que Macron citou querer ver incluídas no acordo, estão a proteção às chamadas denominações de origem controlada -marcas regionais notórias, como o queijo brie e os espumantes da região da Champagne- e a previsão de limites caso a entrada de produtos do Mercosul cause desequilíbrio em algum setor.

Na semana passada, o presidente Lula anunciou que o acordo será formalmente assinado no próximo dia 20 em Brasília. O anúncio foi feito durante o encontro de líderes do G20, em Joanesburgo, na África do Sul.
Participantes brasileiros saudaram a provável assinatura do acordo, enquanto os franceses trataram do tema com cautela. Alegando prejuízo a seus agricultores, a França ainda tenta barrar o acordo, ou pelo menos incluir "cláusulas de salvaguarda", restrições adicionais e regras de reciprocidade que protejam os produtores locais.

Nesta quinta, o Parlamento francês aprovou, pela segunda vez neste ano, uma resolução contrária ao acordo. A votação, porém, tem força meramente simbólica.

A ministra francesa da Francofonia, Éleonore Caroit, disse que "a França ainda está negociando, porque precisamos ter cláusula de salvaguarda que são importantes para nosso setor agrícola". Caroit, que também é deputada representante dos franceses na América Latina, pertence ao mesmo partido de Macron, o centrista Renascimento.

Questionada pela reportagem, Valérie Pécresse, prefeita (uma espécie de governadora) da região Ile-de-France, que engloba Paris e periferia, propôs a realização de uma conferência em 2026 para discutir o tema. "O que realmente queremos é a reciprocidade. Mas acho que chegaremos lá", disseconcluiu.
Temer declarou seu apoio ao acordo, "não importa qual seja o governo", lembrando que o tratado é negociado há mais de duas décadas. "O que importa é que o que nos interessa é o Brasil e, no particular, o Brasil conectado, acoplado com o Estado francês", afirmou.

 

 

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Correios reabrem inscrições para Plano de Desligamento Voluntário
Economia
Correios reabrem inscrições para Plano de Desligamento Voluntário
Candidatos na fila em busca de vagas de emprego
Economia
Desemprego cai para 5,1% em dezembro, o menor já registrado
Foto: Jônatas Bis
Economia
Juros altos travam o varejo e avaliação do empresário cai 6,1% em um ano
Lote da Receita Federal será pago
Economia
Receita Federal paga lote da malha fina de janeiro
Bolsa Família ajudará beneficiários neste mês de janeiro
Economia
Caixa encerra Bolsa Família de janeiro pagando beneficiários do NIS final 0
carteira clt
Economia
Brasil cria 1,279 milhão de postos de trabalho em 2025, aponta Caged
Comércio em Campo Grande
Economia
Metade dos temporários deve ser efetivada no comércio da Capital
Imóveis em cidade do Brasil
Economia
Receita desmente novo imposto para todos os aluguéis por temporada
Cartão do Bolsa Família
Economia
Caixa paga Bolsa Família para beneficiários de NIS final 9 nesta quinta
Cartão do Bolsa Família
Economia
Caixa paga parcela do Bolsa Família para beneficiários de NIS final 8 nesta quarta

Mais Lidas

Lucas estava desaparecido desde o dia 24
Polícia
Jovem desaparecido no Nova Lima é encontrado morto em área de mata
Confronto aconteceu no bairro Jardim Cerejeiras
Polícia
AGORA: Dois suspeitos de roubos morrem em confronto com o Choque em Campo Grande
Polícia Militar atendeu a ocorrência
Polícia
AGORA: Homem é morto com tiro na cabeça no Jardim Centro Oeste
Alyson morreu após receber golpes de faca
Polícia
Suspeito de assassinar Alyson é preso cometendo furto com irmão em Campo Grande