De 2008 até junho de 2016, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) contabilizou 1.704 projetos de eficiência energética apresentados pelas concessionárias. Juntos, esses projetos somaram R$ 5 bilhões em investimentos. Com todos eles em operação, a expectativa é obter uma economia de 4.629 GWh ao longo dos anos.
Segundo a Aneel, esses projetos envolvem iniciativas relacionadas à substituição de equipamentos, como o chuveiro elétrico por aquecimento solar; lâmpadas incandescentes e refrigeradores antigos de unidades consumidoras de baixa renda e de motores em indústrias.
Esses projetos também incluem a implantação de sistemas de iluminação em túneis e semáforos; estrutura de gestão energética municipal em prefeituras; plantas de cogeração, entre outras ações de conservação de energia.
Investimentos para combater desperdício de energia
Pela lei, as distribuidoras devem aplicar, anualmente, o mínimo de 0,4% de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica. As concessionárias também devem destinar 0,1% para as ações do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel)
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Varejo brasileiro deve crescer 3,66% em 2026, aponta CNC

Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3 nesta sexta

Vendas no comércio voltam a ganhar fôlego e crescem 0,5% em outubro

Beneficiários com NIS final 2 recebem Auxílio Gás nesta quinta-feira

CCJ do Senado aprova fim da escala 6x1 e prevê jornada de 36h semanais

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

Brasileiros preferem presentes à transferência bancária, aponta pesquisa

Brasil registra recorde com 4,6 milhões de pequenos negócios em 2025







