Menu
Menu
Busca quinta, 03 de julho de 2025
Economia

Vacinação contra aftosa em MS acontecerá em novembro

04 outubro 2011 - 15h50

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) definiu que a vacinação contra febre aftosa no Estado, excepcionalmente para o mês de novembro de 2011, deverá abranger todo rebanho - de mamando a caducando. Conforme a Portaria o pecuarista deve seguir o seguinte calendário: 01 a 30 de novembro nas Regiões do Planalto e Zona de Fronteira (antiga ZAV). Já no Pantanal - optantes por esta etapa - o calendário é de 01 de novembro a 15 de dezembro.

A alteração no calendário de vacinação leva em consideração a Instrução Normativa Ministerial Nº. 44 de 02 de outubro de 2007, Nota Técnica DSA nº 112 de 28 de setembro de 2011 e a recomendação da Coordenação Geral das ações de prevenção para febre aftosa, conforme Portaria SFA/MS 183, de 23 de setembro de 2011 – Relatório de Atividades de 27 de setembro de 2011 e, considerando a Lei Estadual Nº. 3.983, de 16 de dezembro de 2010.

CONFIRA O CALENDÁRIO

REGIÃO DO PLANALTO: 01 a 30 de novembro - vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade

REGIÃO DA ZONA DE FRONTEIRA (antiga ZAV): 01 a 30 de novembro - vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade

REGIÃO DO PANTANAL (optantes etapa novembro): 01 de novembro a 15 de dezembro - vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, independente da idade

ATENÇÃO

Em continuidade aos trabalhos de "ajuste do rebanho" - iniciado na etapa de maio - a Portaria traz também a orientação aos produtores pantaneiros que, após a efetiva vacinação dos animais das propriedades da região do Pantanal (optantes pela etapa de novembro), é obrigatório o preenchimento da Declaração de Estoque Efetivo de Animais Bovinos e Bubalinos nos termos do Decreto n° 13.150, de 14 de Abril de 2011.

Da mesma forma a Iagro alerta os produtores que, por motivo da enchente, ainda não vacinaram seus rebanhos, deverão fazê-lo nos mesmos prazos estabelecidos para os optantes de novembro.

Para preencher a declaração o produtor deverá acessar a internet no endereço www.fazenda.ms.gov.br e imprimir duas vias, assinar, reconhecer firma e entregar juntamente com o comprovante de vacinação (CT-13) em qualquer Agência Fazendária (Agenfa). A medida tem objetivo de unificar as informações da Iagro e da Secretaria de Fazenda (Sefaz) sobre o rebanho bovino e bubalino existente em cada propriedade.

Ainda segundo a Portaria, em caso de necessidade de antecipação da antecipação da vacinação contra febre aftosa, a mesma somente poderá ocorrer em um período de, no máximo, 15 dias antes das datas previstas para o início das campanhas, mediante aos seguintes procedimentos: I – Requerimento escrito e fundamentado assinado pelo pecuarista ou pelo seu representante legal, protocolado na Unidade Veterinária local da Iagro; a) O requerimento a que se refere o inciso anterior deverá ser analisado pelo inspetor local da Iagro responsável pelo controle da ficha sanitária da propriedade, o qual deverá emitir um parecer técnico sobre a viabilidade do pedido; b) Fica dispensada a necessidade do envio deste requerimento para a Unidade de Gestão de Defesa Sanitária Animal da Iagro – GDSA para parecer final; c) A própria Unidade Veterinária Local - UVL fica autorizada a emitir parecer final, após análise do documento, manifestando-se pelo deferimento ou indeferimento do pedido; d) Caso o pedido seja deferido, a Unidade Local de controle da ficha sanitária da propriedade, ou outra, desde que tenha anuência da primeira, irá emitir a "Autorização para Compra de Vacinas" para o produtor interessado.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto:
Economia
Dólar cai e tem menor valor em mais de um ano
Foto: Divulgação
Economia
Maioria das empresas de MS se manteve estável ou em crescimento em maio
Pix funcionará por aproximação também
Economia
Entram em vigor novas regras de segurança para chaves Pix
Cebola nacional teve redução de 9%
Economia
Cebola, cenoura e pimentão ficam mais baratos em MS; frutas sobem com o frio
Indústria segue com bons números
Economia
MS gera 3 mil empregos formais em maio; saldo no ano passa de 20 mil
Lote da Receita Federal será pago
Economia
Receita paga nesta segunda maior lote de restituição do IR da história
Cartão do Bolsa Família
Economia
Caixa finaliza pagamento do Bolsa Família de junho nesta segunda-feira
Foto: Sindivarejo
Economia
Confiança dos empresários do comércio chega ao menor nível dos últimos 12 meses
Famílias de MS recebem o Bolsa Família
Economia
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários dos NIS final 9 nesta sexta
Carrinho de cliente com compras em supermercado
Economia
Preços de alimentos caem e prévia da inflação de junho fica em 0,26%

Mais Lidas

Andressa Urach faz revelação sobre HIV e leva filho ao posto de saúde
Geral
Andressa Urach faz revelação sobre HIV e leva filho ao posto de saúde
Imagem Ilustrativa
Polícia
Matador ruim de mira? Jovem escapa de ser morto a tiros no Jardim das Hortências
Caso viralizou em março deste ano
Interior
Empresários são indiciados por estupro ao coagir adolescente a molestar cavalo em MS
O autor do crime foi preso instantes depois
Justiça
Acusado de matar "Opalão do PCC" segue detido; Justiça aponta risco à ordem pública