O Diretor de Inovação da empresa Evolucional, professor de química formado pela USP, Vinícius, Freaza, separou as principais sugestões de temas da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ocorre nos dias 3 e 10 de novembro de 2019.
O primeiro dia será focado na área de humanas, com 45 questões de ciências humanas e 45 de linguagens e códigos, além da produção da Redação. No segundo dia, a prova tem como foco a área de exatas, com questões de matemática e ciências da natureza.
Nos anos anteriores, a presença de assuntos relacionados a minorias sociais, como imigração, crianças, mulheres vítimas de violência, minorias religiosas e surdos causou impactos tanto positivos como negativos, sendo alvo de críticas de autoridades ligadas à educação, por causar possíveis discussões ideológicas. Então, temas ligados a visões progressistas (direitos LGBT+, preservação ambiental, cotas, terras indígenas) têm menor probabilidade de aparecer este ano, conforme sugestão do ministro da Educação, Abraham Weintraub.
Ainda assim, é previsível que o ENEM traga um tema relacionado a problemas atuais do Brasil. Alguns assuntos prováveis, segundo o especialista, são:
- Mobilidade urbana nas cidades brasileiras
- Jovem, educação e mercado de trabalho
- As novas profissões do século XXI
- Desafios do combate à violência
- Meios de evitar a evasão escolar
- Controle da circulação de informações na internet
- A importância do letramento digital
- Combate à depressão na sociedade brasileira
A redação representa até mil pontos na prova. Portanto, o importante é se manter atualizado, visto que, independente do tema, o candidato será convidado a discutir um assunto abordado pela mídia. Editoriais, reportagens e artigos de opinião são importantes ferramentas para a produção de uma boa argumentação.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Hélio Daher assume vice-presidência do Consed em BrasÃlia

UEMS abre inscrições para o PROUEMS 2026 com vagas remanescentes em cursos de graduação

Resultado da segunda chamada do Prouni já está disponÃvel

Censo registra queda de 1 milhão de matrÃculas na educação básica

Cadastro e inscrições no Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta

Obra parada de escola infantil em Bonito é alvo de investigação do MPMS

Alunos de medicina da UNIDERP acionam Ministério Público em busca de melhorias

Prazo para concurso da UFGD encerra nesta semana

Prazo para entregar documentos do Prouni termina nesta sexta-feira (13)







