Em todo o Brasil, 371.560 participantes do Exame Nacional do Ensino Médio 2024 alcançaram um resultado igual ou superior a 650 pontos e, com isso, estão aptos a fazerem parte do Pé-de-Meia Licenciaturas — apoio financeiro que visa fomentar o ingresso, a permanência e a conclusão das licenciaturas por estudantes com alto desempenho noexame.
Em Mato Grosso do Sul, são 3.796 pessoas que alcançaram nota suficiente para participar. No entanto, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizará 12 mil bolsas do Pé-de-Meia Licenciaturas neste ano.
Os interessados já podem se inscrever nesta edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025, que conta com a oferta de 68 mil cursos de licenciatura.
Para concorrer à bolsa, o participante deve ter nota igual ou superior a 650 pontos no Enem e se matricular em um curso presencial de licenciatura.
O Pé-de-Meia Licenciaturas tem como foco atrair, estimular e incentivar as pessoas a entrarem na licenciatura e permanecerem.
Com os resultados do exame, os participantes podem pleitear uma vaga gratuita pelo Sisu, que já está com a consulta às vagas aberta no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. As inscrições começarão na sexta-feira (17). Também é possível tentar uma bolsa de estudo pelo Prouni ou acessar o ensino superior com o Fies.
Estudantes de escola pública têm direito a concorrer às vagas ofertadas pela Lei de Cotas: pelo menos metade (50%) das vagas de cada curso das instituições públicas deve ser destinada a candidatos que estudaram na rede pública durante todo o ensino médio.
Além disso, os participantes do Enem podem fazer parte do Pé-de-Meia Licenciaturaspor meio do Sisu, do Prouni e do Fies, com preferência para o Sisu. Para que estudantes de instituições de ensino superior privadas recebam a bolsa, é necessário que a instituição e o curso tenham conceito 4ou5 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
A consulta de vagas para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada 2025 está aberta até esta quinta-feira, 16 de janeiro. O período de inscrição para o Sisu será entre 17 e 21 de janeiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande vai receber o primeiro colégio infantil sustentável em MS

Estão abertas as inscrições para assistente educacional inclusivo na Capital

MP investiga cumprimento da Lei Lucas em instituições de ensino em Aparecida do Taboado

Inscrições para vagas remanescentes do Fies acabam hoje

ACP faz série de recomendações sobre biosegurança para professores da Capital

Mato Grosso do Sul registra avanço no acesso à educação integral

Usina de hidrogênio inaugurada na UFMS vai "desbravar fronteiras", diz Riedel

JD1TV: Insted transforma ensino superior com foco no aluno e inovação

Ainda sem horário, Fonseca estreia contra dinamarquês no Masters de Madri
