A nova resolução que define os critérios de distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para 2026 foi publicada pela Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade (CIF).
A norma estabelece, por unidade da federação, indicadores de nível socioeconômico e de disponibilidade de recursos que serão usados como ponderadores no cálculo das matrículas financiadas pelo fundo no próximo ano.
No caso de Mato Grosso do Sul, os indicadores definidos influenciam a forma como os recursos do Fundeb serão distribuídos entre o Estado e as redes municipais de ensino.
Campo Grande, por exemplo, aparece na resolução com renda média anual de R$ 10.532,86 e fator de ponderação específico que será aplicado no cálculo dos repasses. Já municípios com menor renda média, como Japorã, Amambai, Coronel Sapucaia e Tacuru, apresentam índices socioeconômicos mais baixos, o que tende a elevar o peso das matrículas dessas localidades na divisão dos recursos. Na prática, isso pode resultar em maior volume proporcional de verbas para redes que atendem populações mais vulneráveis.
Por outro lado, cidades com maior renda per capita declarada, como Cassilândia, Inocência, Figueirão e Chapadão do Sul, recebem ponderações diferentes, refletindo maior capacidade local de financiamento. A lógica da resolução é ajustar os repasses de acordo com as desigualdades regionais, buscando reduzir disparidades no financiamento da educação básica.
O levantamento contempla todos os 79 municípios sul-mato-grossenses e será utilizado como base oficial para os cálculos do Fundeb ao longo de 2026.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

IFMS publica listas de espera para cursos técnicos EJA e subsequentes

Olimpíada Brasileira de Matemática está com inscrições abertas

Inscrições do FIES para o 1º semestre terminam nesta sexta-feira

MEC divulga 226 mil pré-selecionados na primeira chamada do Prouni

Fies 2026 abre inscrições para processo seletivo do 1º semestre

Prouni divulga aprovados em primeira chamada

Promotora cobra transparência da prefeitura de Campo Grande em denúncias na Semed

Matrículas do Sisu 2026 começam hoje na UFMS

Fies 2026: inscrições começam na terça-feira e vagas já podem ser consultadas

Alunos em uma sala de ciências (Foto: Rosana Lemes)



