O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Marcus Vinícius Rodrigues, pretende fazer uma revisão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não descarta a possibilidade de ver o exame antes de ser aplicado, algo que não era praxe entre seus antecessores. "Uma coisa é não ser de praxe, outra é não ser legal, o presidente do Inep tem autoridade para ver a prova", disse nesta quinta-feira (24), a jornalistas.
Rodrigues diz que irá revisar o banco de questões do Enem, espécie de arquivo de onde são tiradas as questões das provas. "Vamos fazer com que o banco de questões tenha postura não ideológica, fazer com que esse banco priorize o que realmente é necessário medir, o conhecimento". O presidente tomou posse nesta quinta-feira, em cerimônia no Inep, que contou com a presença do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez.
Após o discurso de posse, o presidente do Inep conversou com jornalistas e o Enem foi um dos principais assuntos. "Eu, presidente do Inep, posso ter acesso legal à prova. Isso vai ser conversado e, dentro de todos os aspectos técnicos e legais, isso será discutido. O presidente do Inep pode fazer isso", disse Rodrigues.
Sobre possibilidade de vazamento do exame, Rodrigues disse que confia no esquema de segurança atual: "Existe segurança e segurança que nos deixa muito tranquilos".
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ano letivo começará na primeira semana de fevereiro nas escolas municipais em 2026

Estado convoca estudantes do cadastro reserva do 'MS Supera'

Gabarito oficial do Enem sai na quinta-feira

Redação do Enem 2025 aborda as perspectivas para o envelhecimento

Não vale atrasar: Enem começa neste domingo para 57,9 mil sul-mato-grossenses

O que é permitido levar no primeiro dia de provas do Enem? Saiba agora

Dos 57 mil inscritos no Enem, cerca de 16 mil já concluíram o ensino médio em MS

Intercâmbio na Espanha oferece bolsas com tudo pago para jovens de MS

Concurso de Redação "Um Passeio com Manoel" premia talentos da rede pública de MS


Marcus Vinícius Rodrigues, tomou posse nesta quinta-feira como presidente do Inep (Marcelo Camargo/Agência Brasil)



