Sancionada pelo presidente Lula e publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (7), a lei que reconhece professores da educação infantil como profissionais da carreira do magistério.
Os profissionais que atuam em creches e pré-escolas terão direito ao piso salarial nacional e ao enquadramento em planos de carreira.
O texto, sancionado sem vetos, teve origem no projeto de lei da deputada federal Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP). O PL 2.387/2023 foi aprovado no Senado em dezembro de 2025, tendo como uma das relatoras a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).
"É um resgate histórico o que estamos fazendo. O projeto trata de justiça", declarou Dorinha quando a matéria foi aprovada no Plenário do Senado.
A lei define que são professores da educação infantil (voltada a crianças de zero a cinco anos) aqueles que exerçam docência e tenham sido aprovados em concurso público, independentemente da designação do cargo que ocupam.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Programa "Mais Professores" está com inscrições abertas com bolsas de R$ 2.100

Inscrições para o Selo Alfabetização terminam nesta segunda-feira

Prazo para efetivação da matrícula na rede estadual começa nesta segunda

Lista de designação da Rede Estadual é divulgada neste domingo; confira

Inscrições do Sisu 2026 iniciam em 19 de janeiro e seguem até dia 23

Termina hoje prazo da 1ª etapa de pré-matrículas da Rede Estadual de Ensino para 2026

Governo inicia entrega antecipada de kits escolares e uniformes para o Ano Letivo de 2026

Pré-matrículas da Rede Estadual encerram nesta quarta em MS

UEMS abre inscrições para Cursos de Verão em Inglês e Espanhol


São professores da educação infantil aqueles que exerçam docência e tenham sido aprovados em concurso público (Altemar Alcantara/Semcom )


