Menu
Busca sexta, 23 de fevereiro de 2024
(67) 99647-9098
Governo - Dengue Fev24
Educação

Programa MS Alfabetiza alcança mais de 129 mil crianças em MS

Os alunos atendidos são da pré escola ao dois primeiros anos do ensino fundamental

25 outubro 2022 - 12h28Taynara Menezes

No primeiro ano, o MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização da Criança mais de 129 mil crianças sul-mato-grossenses foram atendidas. O programa é voltado para estudantes da pré-escola ao 2º ano do ensino fundamental, matriculados nas redes públicas dos 79 municípios do Estado.

Estruturado em 2020, o projeto foi fundamental no período pós pandemia da Covid-19, que trouxe prejuízos ao aprendizado nas escolas. A coordenadora da Secretaria de Estado de Educação(SED) e diretora-presidente da Fadeb (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica de Mato Grosso do Sul), Alessandra Beker, explica os resultados já alcançados pela ação. 

“O Estado já estava estudando a implantação do programa em 2020, com a pandemia, tivemos que adiar o lançamento. Em outubro de 2021, nós conseguimos iniciar o programa que ajudou muito a recomposição da aprendizagem, junto com o nosso objetivo principal que é atender as crianças nesses processo de alfabetização”, contou

Os 79 municípios de Mato Grosso do Sul recebem o programa do Governo do Estado que disponibiliza o material didático complementar para alunos do 1º e 2º ano e para os professores. O material foi distribuído para mais de 81 mil alunos dos dois primeiros anos do ensino fundamental. Já as crianças da pré-escola, receberam o programa por meio da capacitação dos professores. 

Neste primeiro ano de MS Alfabetiza, serão eleitas as 30 escolas com melhores rendimentos, que receberão premiação financeira para investir em mais recursos de aprendizagem. 

A premiação também servirá como termômetro para as unidades escolares com menores desempenhos. “No mesmo escopo das melhores, o Estado vai investir mais recursos em escolas com baixo rendimento para que possamos adquirir mais materiais de fonte de aprendizagem, como também com apoio de professores e coordenadores das escolas melhores rankeadas no que se refere ao método de ensino”, completou.

Alessandra, Edna Célia Barbosa (coordenadora do MS Alfabetiza) e Adélia Borges (técnica do programa), se reuniram, nesta terça-feira (25), com o governador Reinaldo Azambuja para apresentar os ganhos neste um ano de programa.

“É importante saber que um programa do Estado alcançou todos os municípios de Mato Grosso do Sul dando a base da educação para as nossas crianças”, comemorou o governador.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Empresa de celulose abre 50 vagas para jovem aprendiz em Três Lagoas
Educação
IFMS abre matrícula da 2ª chamada pelo SISU
Educação
Semed convoca aprovados em processo seletivo para merendeiro e monitor de alunos
Educação
Alunos da Rede Estadual retornam às aulas nesta quarta-feira em MS
Educação
Volta às aulas: 178 mil alunos de MS vão iniciar ano letivo nesta quarta
Educação
Interessados em aprender Libras podem se inscrever em curso gratuito
Educação
Prouni 2024: Prazo para comprovar dados termina nesta terça
Educação
Hospital Regional do estado forma mais 13 especialistas multiprofissionais
Educação
Sisu 2024: candidatos já podem conferir resultados da lista de espera
Educação
Governo lança Fies Social para estudantes de baixa renda

Mais Lidas

Polícia
Corpo é encontrado em pesqueiro no Jardim Pênfigo
Polícia
Tragédia: Menino de 2 anos é enforcado até a morte e jogado em tanque de peixe
Polícia
Mulher pressentiu que iria morrer em conversa com a filha: 'Ele vai voltar e me matar'
Polícia
Filhos gritaram por socorro ao ver a mãe sendo esfaqueada e morta na Capital