Um Termo de Compromisso firmado entre o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria de Estado de Educação (SED) vai garantir a regularidade do Passe do Estudante ao longo do ano letivo de 2026.
O acordo foi assinado na quarta-feira (3), em Campo Grande, com a participação da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe/MS), do Conselho Tutelar e do Consórcio Guaicurus.
O documento estabelece critérios, prazos, responsabilidades e procedimentos para cadastramento, concessão, recadastramento, emissão e uso do benefício. Durante a assinatura, o Promotor de Justiça Oscar de Almeida Bessa Filho, da 46ª Promotoria de Justiça, destacou a importância da iniciativa para garantir o acesso regular de crianças e adolescentes à educação.
“O Termo de Compromisso representa a continuidade de uma iniciativa construída ao longo de anos pelo MPMS, que permanece garantindo esse direito ao cidadão, especialmente à criança e ao adolescente”, afirmou.
Pelo acordo, a Agetran será responsável por assegurar o transporte gratuito aos estudantes aptos, emitir os cartões dentro dos prazos, substituir gratuitamente os cartões de 2025 e administrar validações, correções e possíveis indeferimentos. O cadastramento deve ser encerrado em 15 de novembro de 2026.
A SED, a Semed e o Sinepe/MS terão a função de validar semanalmente as solicitações enviadas pelas escolas, divulgar o cronograma e comunicar ao MP possíveis irregularidades. As unidades de ensino deverão inserir e validar os dados no sistema PegFácil, orientar pais e alunos, entregar os cartões e informar imediatamente qualquer falha técnica à Agetran ou ao Consórcio Guaicurus.
Para os pais ou responsáveis, caberá fornecer o CPF do estudante, enviar a foto digital conforme os critérios exigidos e manter os dados atualizados. Já o Conselho Tutelar atuará em casos de negligência, aplicando medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para assegurar que nenhum aluno fique sem o benefício.
O cronograma prevê 41 remessas de produção e entrega dos cartões, entre 2 de fevereiro e 30 de novembro de 2026, acompanhadas das validações semanais realizadas pelas escolas. Todo o processo será monitorado pelo MPMS, que irá fiscalizar o cumprimento integral do Termo de Compromisso.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Matrículas para novos alunos da Rede Municipal começam em 12 de janeiro

UFMS entra para rede global de pesquisa climática da ONU

Inep convoca lista de espera de vagas remanescentes do FIES 2025

Pela primeira vez, escolas públicas de MS participam do Festival Regional de Robótica

IFMS abre 1.665 vagas em cursos técnicos gratuitos em 17 municípios

Vestibular da UEMS acontece neste domingo em 20 cidades de MS

MS Dance Fest leva batalha de dança à Praça do Rádio neste sábado

Polícia deve investigar estupro de criança de 4 anos em escola pública da Capital

IFMS oferece vagas gratuitas em cursos técnicos semipresenciais


Foto: (Divulgação / MPMS)



