Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Educação

Volta às aulas da rede particular é adiada para setembro

Uma reunião no início do próximo mês definirá o retorno ou não do ano letivo

13 agosto 2020 - 17h51Flávio Veras    atualizado em 13/08/2020 às 17h54

 

Após uma reunião no Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), foi adiada para o próximo dia 10 de setembro o retorno das aulas presenciais da rede particular de ensino de Campo Grande, suspensas desde março deste ano devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Uma reunião foi agendada no dia 3 do próximo mês, para definir retorno ou não do ano letivo.

Participaram das tratativas a promotora de Justiça e Coordenadora Adjunta do GEDUC (Grupo de Atuação Especial de Educação), Vera Aparecida Cardoso Bogalho Frost Vieira, a também promotora de Justiça e Coordenadora do GAEDS (Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde), Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, secretário municipal de Saúde, José Mauro e presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Privados de Ensino de Mato Grosso do Sul (Sinep).

Depois das discussões, as autoridades se reuniram para uma coletiva e falou a imprensa o que ficou decidido. Segundo Jóse Mauro, uma volta nos níveis de contaminação que a cidade enfrenta, bem como ocupação dos leitos, seria muito arriscado.

"Hoje nossa taxa de ocupação está em 79%, mas para um possível retorno do ano letivo, essa índice tem que ser mais satisfatória. Porém, para que eesa realidade nos seja imposta, é fundamental a contribuição da população, se cuidando, usando máscara e não faça aglomerações. Apenas dessa forma teremos os números de infectados diminuído. Com a proibição do consumo de bebidas em bares, restaurantes e locais públicos, acreditamos que diminuirá o número de acidentes, acarretando em mais leitos disponíveis a pacientes com Covid-19”, projetou.

Já para a promotora Frost Vieira, a recomendação do MP é que só retorne o ano letivo quando os leitos estiverem em uma estabilidade de 50% de ocupação, ou abaixo desse índice. “Tivemos a notícia que o percentual de ocupação chegou a 100% em alguns hospitais. Porém, após um esforço do MP para que os gestores achassem alternativas de aumento de leitos públicos ou privados - tanto do Governo do Estado, quanto a Prefeitura da Capital, se esforçam para fazer esse trabalho e aumentar essa margem de disponibilidade. Isso não quer dizer que o número de casos caiu e, por esse motivo, recomendamos o adiamento e fizemos outra reunião para analisarmos os dados e decidir sobre o retorno ou não, das aulas”, explicou.

A presidente do Sinep, Maria da Glória Paim Barcelos, falou que a expectativa para o retorno dos gestores das instituições de ensino pé grande, porém entende que o risco a saúde deve ser levado como primeiro fator. “Nós estamos preparados desde de março, quando às aulas foram suspensas. Nós já elaboramos todo o protocolo de biossegurança, que foi avalizado pelo órgão municipais de Saúde. Porém a doença é grave, mas esperamos que até setembro a curva de infecção caia e podemos voltar, de forma escalonada, com as nossas aulas presenciais”, finalizou.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Enem 2024
Educação
Enem 2024: prazo para pedir isenção da taxa de inscrição termina nesta sexta
Prazo de recurso contra resultado preliminar do concurso da Reme termina nesta sexta
Educação
Prazo de recurso contra resultado preliminar do concurso da Reme termina nesta sexta
Divulgada classificação preliminar do concurso para professores da Reme
Educação
Divulgada classificação preliminar do concurso para professores da Reme
Foto: Álvaro Rezende
Educação
Alunos das escolas estaduais terão "feriadão" de seis dias na próxima semana
Local de prova do 'Enem dos Concursos' será divulgado hoje
Oportunidade
Local de prova do 'Enem dos Concursos' será divulgado hoje
Fique atento: Prazo para pedido de isenção do Enem termina na sexta
Educação
Fique atento: Prazo para pedido de isenção do Enem termina na sexta
Enem
Educação
Não perca! Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira
Lula
Educação
Mais 1,2 milhão de alunos serão incluídos no programa 'Pé-de-Meia'
Foto: Fábio Rodrigues/AB
Educação
Mais de 5 mil contratos foram renegociados pelo Desenrola FIES em MS
Alunos em uma sala de ciências
Educação
Bioparque abre inscrições para seleção de alunos para o 'Clube de Ciências'

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria