
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), lançou em 3 de abril o edital "Esporte e Transformação Social: Novas Conquistas em Mato Grosso do Sul". Cinco meses depois, o processo foi concluído com a publicação do resultado final nessa quarta-feira (4).
Uma das inovações do edital, que totaliza R$ 7 milhões, foi sua condução totalmente digital, buscando promover o desenvolvimento esportivo de forma transparente e acessível, especialmente para entidades do interior do estado. Com um alto nível técnico dos projetos e um recorde de inscrições, 258 propostas foram validadas, das quais 135 são provenientes de municípios do interior.
O edital contemplou sete categorias, abrangendo as três principais manifestações esportivas: formação, vivência e excelência. As categorias incluem: esporte e transformação social, esporte de aventura, avaliação da saúde e desempenho de atletas, esporte de rendimento infantojuvenil, esporte de rendimento adulto, esporte de alto rendimento adulto e federações esportivas. Além disso, foram reservadas cotas para projetos voltados a equipes femininas e povos originários.
Com o resultado final publicado, as entidades classificadas, de acordo com as vagas por categoria, deverão apresentar, a partir de 16 de setembro de 2024, no prazo de 15 dias corridos, o plano de trabalho detalhado juntamente com a comprovação dos requisitos estatutários e documentais exigidos. Esses documentos deverão ser enviados por meio da plataforma digital Prosa.
Para o secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o momento é de grande satisfação para o esporte Sul-mato-grossense. "Estamos comemorando um momento importante para o esporte em MS. Este edital simboliza inovação, transparência e acessibilidade, com um número recorde de inscrições, especialmente do interior, demonstrando que o desenvolvimento esportivo está ao alcance de todos. O processo totalmente digital reforça nosso compromisso em simplificar o acesso e ampliar as oportunidades".
O diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, também destacou o alto nível das propostas. "Observamos um elevado nível técnico nos projetos, muitos voltados ao esporte de alto rendimento e focados em desempenho em competições olímpicas, paralímpicas e mundiais. Estamos otimistas, acreditando que essas iniciativas irão impulsionar o esporte em nosso estado".
Após a análise dos recursos, a lista das entidades esportivas selecionadas foi divulgada no edital. Para acessar, clique aqui.
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Em noite de Libertadores, Botafogo homenageia ex-goleiro que morreu nesta terça

Dia de Champions tem promessa de jogão entre Arsenal e Real Madrid

Operário conquista bicampeonato após vencer Ivinhema no Sul-Mato-Grossense

Em 1º amistoso do ano, seleção feminina perde para os Estados Unidos

Após 11 anos, Renato Gaúcho volta ao comando do Fluminense

Santos estuda permanência de Neymar até a Copa do Mundo de 2026

Ele fica! Corinthians estende empréstimo de Talles Magno até dezembro de 2025

Luiz Oliveira vence estreia em etapa da Copa do Mundo no sul do país

Libertadores e Sul-Americana 2025 terão regra dos oito segundos
