Mato Grosso do Sul está participando da 1ª Copa Nacional de Futebol Quilombola, competição que reúne mais de 700 atletas de 16 estados brasileiros. A equipe masculina é representada pelo Quilombo Tia Eva, enquanto o time feminino é do Quilombo Furnas de Boa Sorte.
Os jogos estão sendo realizados no Centro de Treinamento Tigres, no Rio de Janeiro. O torneio tem como objetivo dar visibilidade às comunidades tradicionais quilombolas e promover a valorização de suas culturas.
A fase de grupos começou na última quinta-feira (12). Na estreia, o Quilombo Tia Eva foi derrotado por 3 a 0 pelo Quilombo Ituquara, do Amazonas. Nesta sexta-feira (13), a equipe masculina volta a campo para enfrentar o Quilombo dos Negros, de Alagoas, às 16h (horário de Mato Grosso do Sul).
As equipes sul-mato-grossenses conquistaram vaga na etapa nacional após participarem da 1ª Copa Estadual Quilombola de Futebol Society, realizada em 14 de setembro, em Campo Grande. O torneio estadual contou com a presença de 250 atletas divididos em oito equipes.
A grande final da Copa Nacional está marcada para o próximo domingo (15), no Estádio das Laranjeiras, também no Rio de Janeiro.
Segundo a Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, o Brasil possui 3.524 comunidades quilombolas reconhecidas.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Operário conquista bicampeonato após vencer Ivinhema no Sul-Mato-Grossense

Em 1º amistoso do ano, seleção feminina perde para os Estados Unidos

Após 11 anos, Renato Gaúcho volta ao comando do Fluminense

Santos estuda permanência de Neymar até a Copa do Mundo de 2026

Ele fica! Corinthians estende empréstimo de Talles Magno até dezembro de 2025

Luiz Oliveira vence estreia em etapa da Copa do Mundo no sul do país

Libertadores e Sul-Americana 2025 terão regra dos oito segundos

JD1TV: Piloto autista da Copa Truck supera desafios e inspira inclusão no automobilismo

Atletas de MS brilham e conquistam o Campeonato Brasileiro de Judô da Região IV
