Menu
Menu
Busca sábado, 05 de abril de 2025
Esportes

Primeira SAF de MS, time Portuguesa agora é Futebol Clube Pantanal

Transição foi anunciada em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (11)

11 novembro 2024 - 14h40Brenda Leitte e Carla Andréa    atualizado em 11/11/2024 às 14h43

A Associação Atlética Portuguesa agora é Futebol Clube Pantanal - a SAF de Mato Grosso do Sul. O anúncio sobre a nova era no futebol de MS foi feito no início da tarde desta segunda-feira (11), na Capital, durante coletiva de imprensa.

Segundo o técnico do time, Glauber Caldas, a escolha do novo nome para o time que foi fundado em 1972, é voltado para a representatividade do Estado como um todo. "Não queremos ser um clube só de Campo Grande, queremos representar o Estado", detalhou.

De acordo com o presidente do clube, Gilmar Ribeiro, o Mazinho, a transição para SAF (Sociedade Anônima do Futebol) conta com o apoio da Federação, do Governo do Estado e da Prefeitura de Campo Grande. Com a medida, o clube busca garantir sustentabilidade financeira e competitividade esportiva.

Vale ressaltar essa será a primeira SAF de Mato Grosso do Sul. "Já temos algumas conversas feitas, inclusive com um empresário do nosso Estado, que tem grande interesse. Já estamos, praticamente, bem encaminhados para que ele seja o maior cotista do futebol clube Pantanal SAF. A gente espera apresentar. nesse final e início de ano, o maior projeto de futebol que o Mato Grosso do Sul já teve", afirmou Mazinho sobre os próximos passos.

As cores e o escudo do time, assim como os uniformes, serão divulgados nas redes sociais, mas ainda sem uma data definida.

Estiveram presentes na coletiva o presidente interino da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), Estevão Petrallas, o conselheiro da SAF, Marquinhos Derzi, e o assessor especial do Governo do Estado, Júlio Brant.

O que é SAF?

A Sociedade Anônima do Futebol é um tipo específico de empresa, criado pelo Congresso em 6 de agosto de 2021, por meio da Lei 14.193/2021. A legislação estimula que clubes de futebol migrem da associação civil sem fins lucrativos para a empresarial.

A Lei da SAF, como ficou conhecida, incentiva a mudança para este formato de clube-empresa, que dispõe de normas de governança, controle e meios de financiamento específicos para a atividade do futebol.

A adesão tem sido adotada por equipes de diversas regiões do País, com destaque para Minas Gerais, Paraná e São Paulo, que concentram o maior número de clubes nessa modalidade. No Nordeste, Bahia e Fortaleza estão entre as agremiações que já contam com esse modelo, enquanto, no Norte, também há representantes.

Morenão

Durante o encontro, também foi debatido sobre o estádio do Morenão, na Capital Sul-mato-grossense. Os planos do Governo do Estado é fazer do local um 'Centro de Entretenimento'.

"Existe um grupo de trabalho focado na questão do Morenão. Não existe futebol sem infraestrutura, então estádio de futebol é clássico, né? Para ser futebol sem estádio, não dá. Então esse é o ponto número 1. Vamos trabalhar a infraestrutura do Estado, já que ter um estádio é fundamental e nós vamos correr atrás disso.  Já existe hoje um grupo de trabalho focado no Morenão. Em breve retornaremos falando do Morenão, com novidades para atender essa demanda que é muito importante", declarou Júlio Brant.

JD1 Notícias

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro
Camara Municipal Ab25 Mae e filho

Deixe seu Comentário

Leia Também

Após 11 anos, Renato Gaúcho volta ao comando do Fluminense
Esportes
Após 11 anos, Renato Gaúcho volta ao comando do Fluminense
Neymar Jr.
Esportes
Santos estuda permanência de Neymar até a Copa do Mundo de 2026
Foto: Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians
Esportes
Ele fica! Corinthians estende empréstimo de Talles Magno até dezembro de 2025
Luiz "Bolinha" fez bonito na estreia
Esportes
Luiz Oliveira vence estreia em etapa da Copa do Mundo no sul do país
Taça Troféu da Libertadores
Esportes
Libertadores e Sul-Americana 2025 terão regra dos oito segundos
PP Fernandes
Esportes
JD1TV: Piloto autista da Copa Truck supera desafios e inspira inclusão no automobilismo
Foto: divulgação
Esportes
Atletas de MS brilham e conquistam o Campeonato Brasileiro de Judô da Região IV
João Fonseca
Esportes
João Fonseca alcança melhor posição da carreira no ranking da ATP
Foto: Marcelo Gonçalves/FFC
Esportes
Fluminense demite Mano Menezes após derrota na estreia do Brasileirão
Foto: Divulgação/Conmembol
Esportes
Seleção Brasileira sub-17 enfrenta Bolívia neste domingo pela fase de grupos do Sul-Americano

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros atendeu a vítima | Imagem ilustrativa
Polícia
Adolescente é esfaqueado pela namorada após mandar áudio para outra mulher na Capital
O veículo ficou com a frente completamente destruída
Polícia
JD1TV: Vereadores de Glória de Dourados sofrem acidente com carro oficial na Capital
Gilmar Olarte e Alcides Bernal -
Política
Juiz condena ex-vereadores e empresários por 'esquemão' que cassou Bernal
Corpos estavam em uma área alagada de uma propriedade rural
Interior
Corpos de adolescentes são encontrados em córrego de Sete Quedas