Menu
Menu
Busca quinta, 06 de março de 2025
Esportes

Primeira SAF de MS, time Portuguesa agora é Futebol Clube Pantanal

Transição foi anunciada em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (11)

11 novembro 2024 - 14h40Brenda Leitte e Carla Andréa    atualizado em 11/11/2024 às 14h43

A Associação Atlética Portuguesa agora é Futebol Clube Pantanal - a SAF de Mato Grosso do Sul. O anúncio sobre a nova era no futebol de MS foi feito no início da tarde desta segunda-feira (11), na Capital, durante coletiva de imprensa.

Segundo o técnico do time, Glauber Caldas, a escolha do novo nome para o time que foi fundado em 1972, é voltado para a representatividade do Estado como um todo. "Não queremos ser um clube só de Campo Grande, queremos representar o Estado", detalhou.

De acordo com o presidente do clube, Gilmar Ribeiro, o Mazinho, a transição para SAF (Sociedade Anônima do Futebol) conta com o apoio da Federação, do Governo do Estado e da Prefeitura de Campo Grande. Com a medida, o clube busca garantir sustentabilidade financeira e competitividade esportiva.

Vale ressaltar essa será a primeira SAF de Mato Grosso do Sul. "Já temos algumas conversas feitas, inclusive com um empresário do nosso Estado, que tem grande interesse. Já estamos, praticamente, bem encaminhados para que ele seja o maior cotista do futebol clube Pantanal SAF. A gente espera apresentar. nesse final e início de ano, o maior projeto de futebol que o Mato Grosso do Sul já teve", afirmou Mazinho sobre os próximos passos.

As cores e o escudo do time, assim como os uniformes, serão divulgados nas redes sociais, mas ainda sem uma data definida.

Estiveram presentes na coletiva o presidente interino da FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul), Estevão Petrallas, o conselheiro da SAF, Marquinhos Derzi, e o assessor especial do Governo do Estado, Júlio Brant.

O que é SAF?

A Sociedade Anônima do Futebol é um tipo específico de empresa, criado pelo Congresso em 6 de agosto de 2021, por meio da Lei 14.193/2021. A legislação estimula que clubes de futebol migrem da associação civil sem fins lucrativos para a empresarial.

A Lei da SAF, como ficou conhecida, incentiva a mudança para este formato de clube-empresa, que dispõe de normas de governança, controle e meios de financiamento específicos para a atividade do futebol.

A adesão tem sido adotada por equipes de diversas regiões do País, com destaque para Minas Gerais, Paraná e São Paulo, que concentram o maior número de clubes nessa modalidade. No Nordeste, Bahia e Fortaleza estão entre as agremiações que já contam com esse modelo, enquanto, no Norte, também há representantes.

Morenão

Durante o encontro, também foi debatido sobre o estádio do Morenão, na Capital Sul-mato-grossense. Os planos do Governo do Estado é fazer do local um 'Centro de Entretenimento'.

"Existe um grupo de trabalho focado na questão do Morenão. Não existe futebol sem infraestrutura, então estádio de futebol é clássico, né? Para ser futebol sem estádio, não dá. Então esse é o ponto número 1. Vamos trabalhar a infraestrutura do Estado, já que ter um estádio é fundamental e nós vamos correr atrás disso.  Já existe hoje um grupo de trabalho focado no Morenão. Em breve retornaremos falando do Morenão, com novidades para atender essa demanda que é muito importante", declarou Júlio Brant.

JD1 Notícias

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Suzano e Sada Cruzeiro vão se enfrentar pela Superliga de Vôlei em MS
Esportes
Virada de lote marca expectativa para Superliga de Vôlei na Capital
Campeonato Estadual de Judô 2025
Esportes
Judocas de MS disputam o Meeting Estadual no fim de semana
Lucas Paquetá
Esportes
Paquetá será julgado por acusações de envolvimento em apostas esportivas
Última aparição de Neymar com a camisa do Brasil aconteceu em outubro de 2023
Esportes
Patrão voltou! Neymar retorna e Dorival anuncia lista para Eliminatórias
Águia Negra aproveitou o fator casa para vencer o jogo
Esportes
Operário e Águia Negra vencem e criam vantagem nas quartas do estadual de MS
Dorival terá missão de convocar jogadores para eliminatórias da Copa do Mundo de 2026
Esportes
Neymar de volta? Dorival convoca seleção para eliminatórias às 10h desta quinta
Futebol feminino ganhou duas novas competições
Esportes
Fifa anuncia Mundial de Clubes Feminino 2028 e Copa das Campeãs 2026
Seleção dos Emirados Árabes Unidos tem oito brasileiros convocados
Esportes
Seleção dos Emirados Árabes convoca oito brasileiros para Eliminatórias da Copa
Rayssa Leal vira personagem de game de Tony Hawk
Esportes
Rayssa Leal será protagonista em jogo de vídeo game
Instituto Ismaily vence o Náutico e é campeão do Sul-Mato-Grossense Sub-17 2024
Esportes
Representante de MS encara o São Paulo na Copa do Brasil Sub-17

Mais Lidas

Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar atenderam a ocorrência
Polícia
JD1TV: Homem morre ao infartar durante caminhada no Parque das Nações
Caso foi registrado na Deam
Polícia
Mesmo com filha no colo, mulher apanha do namorado músico em Campo Grande
Simão Victor Ximenes tinha 39 anos e trabalhava na Caixa Econômica Federal
Polícia
Homem que morreu durante caminhada no Parque das Nações era bancário em Campo Grande
Foto: Jardim MS News
Polícia
Homem mata irmão e cunhado antes de tirar a própria vida em Jardim